A expressão “Geração do Quarto”, cunhada por Hugo Monteiro Ferreira — professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e pós-doutor em estudos da infância — designa um grupo de adolescentes que escolhem o isolamento e o confinamento em seu quarto como resposta emocional a um contexto doloroso. No livro A Geração do Quarto: Quando Crianças e Adolescentes nos Ensinam a Amar (Record, 2022), o autor explora o sofrimento psíquico desse grupo, denunciando sintomas graves que merecem atenção urgente.
A pesquisa de Hugo Monteiro envolveu 3.115 adolescentes entre 11 e 18 anos, em cinco capitais brasileiras — Recife, Maceió, Natal, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Destes, 238 adolescentes foram identificados como pertencentes à “Geração do Quarto”: passam mais de seis horas por dia no quarto, praticamente sem comunicação familiar ou convívio social (ufrpe.br).
Esses jovens apresentam indicadores de sofrimento emocional intenso:
Frequentemente, o quarto torna-se “esconderijo” emocional e psicossocial — um refúgio para o sofrimento, acentuando a desconexão com o mundo externo (livrosbestbusiness.com.br, sempreumpapo.com.br).
O autor propõe alguns caminhos urgentes:
O livro oferece um retrato contundente da atual geração brasileira de adolescentes, vulnerável a temas como bullying, cyberbullying e psicopatologias. Hugo propõe que essas crianças, com sua dor e atravessamento emocional, nos mostram que o desamor adoece; e que, ao acolhê-las, podemos ensinar a amar de forma mais consciente (Record, Universidade de Pais).
A Geração do Quarto é um alerta para pais, professores, cuidadores e toda a sociedade: o isolamento prolongado de adolescentes deve ser enxergado como sintoma de sofrimento profundo. O primeiro passo é escutar com empatia, oferecer cuidado em rede, promover autocuidado e reinventar espaços de diálogo emocional, tanto em casa como na escola.
—
Nós do Grupo Cuidar, estamos há mais de 15 anos no mercado oferecendo serviços de cuidadores e babás, realizamos todo o processo de seleção de acordo com sua necessidade, e acompanhamos de perto o dia a dia para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.
Possuímos um banco de dados com profissionais qualificados e com experiência, com isso, queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.
Serviços de Babás em São Paulo:
Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:
Fale conosco!
Fontes
#geracaoquarto #educaçãoinfantil #HugoMonteiroFerreira