R. Gomes de Carvalho, 1629 – 1º Andar – Vila Olímpia
Telefone: 11 2574 3218
E-mail: conecte.com@grupocuidar.com.br
Horário de funcionamento:
segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00
A babá é responsável pelo cuidado da criança e por tudo que esteja relacionado ao seu cuidado, ou seja, realizar a higiene, administrar a medicação, preparar e oferecer a alimentação da criança, auxílio em consultas, passeios, higienizar a mamadeira, entre outros cuidados. Também é responsável pelo cuidado das roupas da criança (lavar, passar e organizar), caso não exista outra profissional que o realize, do quarto (organizar e limpar), dos brinquedos, e outros pertences da criança.
Para os pais que estão em processo seletivo, um erro comum é não se ter em mente o que se procura. Os dados da vaga são importantes, pois o perfil de uma babá para dormir no emprego é diferente de uma profissional que vai e volta todos os dias e ambos diferem do perfil de uma profissional que trabalha no período noturno e das que são folguistas de finais de semana. Devem saber também quais os horários de entrada e saída, valores a serem oferecidos, benefícios e quais atividades a profissional irá realizar, além de colocar todas estas informações em contrato e o que for alterado ao longo do tempo deve ser ajustado.
Antes de iniciar o processo seletivo, o ideal é que os pais tenham em mente qual o perfil desejado, como:
- Características comportamentais e técnica;
- Perfil profissional e pessoal da candidata;
- Experiência com recém-nascidos ou crianças maiores;
- Boas referências.
Babá mensalista: a babá que cuida do bebê e de tudo que se relaciona a ele, incluindo alimentação, higiene, cuidado das roupinhas entre outros, dentro de uma jornada de trabalho semanal regular. Pode ser ainda, uma babá para ir e vir diariamente ou que durma no serviço.
Babá folguista: a babá folguista realiza seus serviços no final de semana, no período de folga da babá mensalista, pode ainda acompanhar em viagens e fazer coberturas de férias e/ou licenças.
Babá doméstica ou babá arrumadeira: essa profissional realiza os cuidados das crianças (geralmente crianças maiores, que já frequentam a escola) em um período e no outro, ficam responsáveis pelos cuidados da casa. Para quem tem bebês pequenos, nem sempre é uma boa opção, pois estes demandam maior atenção.
Babá enfermeira: uma profissional contratada temporariamente para os primeiros meses após a chegada do bebê, ensinando à mãe os cuidados básicos ou em caso de cuidados específicos, como bebês prematuros ou refluxo gastroesofágico.
Babá motorista: a babá que dirige fica encarregada de cuidar das crianças e levá-las para suas atividades, como esportes, festas etc.
Babá bilíngue: para casais que vem de outro país ou para aqueles que desejam estimular o desenvolvimento de outro idioma. Essas profissionais, em geral, possuem curso superior, pedem um salário diferenciado e não realizam os cuidados com as roupas e a limpeza do quarto.
O cuidador é responsável pelo acompanhamento de uma pessoa e pelo cuidado de tudo que se relaciona à ela, como por exemplo, o preparo e a oferta da alimentação, realizar a higiene, auxiliar a vestir-se, levantar-se, caminhar, acompanhar em consultas, exames e passeios, bem como outros cuidados possíveis/ necessários para o bem estar do paciente.
O cuidador é um profissional que irá conviver na intimidade da família, viver o dia a dia, dormir e partilhar a vida. Desta forma, é preciso possuir algumas características pessoais, como discrição, sociabilidade, empatia e responsabilidade. Além disso, proatividade e paciência também são muito importantes neste profissional.
Para entender melhor qual a hora certa para contratar, acesse:
https://grupocuidar.com.br/cuidado-em-todas-as-idades/
https://grupocuidar.com.br/como-identificar-que-meu-familiar-esta-precisando-de-cuidados-especiais/
O Grupo Cuidar atende todas as regiões de São Paulo e Grande SP.