7 dicas para evitar a úlcera de pressão

7 dicas para evitar a úlcera de pressão

A úlcera de pressão é definida como uma lesão na pele ou partes moles, causada pela falta de oxigenação naquele determinado lugar, que se desenvolve pela pressão local aumentada, por um tempo prolongado. Ela também é conhecida por úlcera de decúbito ou escara.

Reunimos aqui nesse post medidas importantes que devemos utilizar para evitar as úlceras de pressão:

  1. Manter a pele sempre limpa e seca. Evitar o contato prolongado com urina e fezes (no caso de uso de fraldas), fazendo a higienização constante com água morna e sabonete neutro.
  2. Realizar mudança de decúbito (posição) a cada 2 horas, para que todas as regiões do corpo recebam a oxigenação adequada.
  3. Realizar massagens de conforto com hidratante, de forma suave, sem pressionar a pele.
  4. Utilizar almofadas, travesseiros, coxins para evitar que as proeminências ósseas (calcanhares, joelhos, trocânteres) fiquem em contato direto com a cama/cadeira/poltrona. Realizar a alteração da posição das almofadas a cada duas horas.
  5. Para pessoas acamadas, utilização de colchão caixa de ovo.
  6. Não manter a cama com a cabeceira muito elevada, para evitar o aumento da pressão na região sacral.
  7. Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. No caso de pessoas que não se alimentam bem, um suplemento pode ser indicado.

 

Texto escrito por Daniela Suzuki Bravo, Enfermeira, formada pela UNIFESP, com experiência no cuidado geriátrico desde 2006.

Leave a Reply

Your email address will not be published.