Acreditamos que o brincar, principalmente na infância, é uma forma de expressar ou até mesmo de se comunicar. Com isso facilita o processo de aprendizagem da criança, como autonomia, construção de reflexão e até mesmo da criatividade. Possibilitando que a criança desenvolva a sua responsabilidade e equilíbrio, sendo umas das preocupações que os pais têm em relação à educação da criança.
A partir disso a personalidade da criança acaba se formando de acordo com as experiências que ela vivencia dentro do ambiente familiar. E através das brincadeiras, muitas vezes a criança acaba reproduzindo esse tipo de comportamento. O brincar permite, aquisição e desenvolvimento da linguagem, socialização, aprofundamento de vínculos.
Através do brincar a criança expressa a sua vontade, compreende que necessita respeitar a vontade do outro, seus limites e experiencia-se em vários papéis (herói, a mãe, o pai, o filhinho/a, o cachorrinho, princesa, bruxa), inaugurando a fase da vivência de suas próprias fantasias, tão importantes para a construção do adulto que será capaz de sonhar.
A melhor brincadeira acontece dentro da própria casa da criança, onde através dos atos ela indica dar sinais de suas próprias necessidades. Infelizmente, a sociedade não respeita o tempo da criança, estamos falando em materialismo e capitalismo. Hoje são oferecidos diversos tipos de brinquedos que acabam não contribuindo para o desenvolvimento integral de uma criança.
Logo nos primeiros meses de vida, o melhor brinquedo, ou a melhor brincadeira para uma criança é ela explorando com suas mãos o seu próprio corpo, exercitando seu olhar com a coordenação motora. O contato direto com os pais, o toque e a voz são fundamentais para a criança obter confiança, muitas vezes a criança se diverte até mesmo com as próprias vozes dos pais.
É importante que os pais tenham esses momentos com seus filhos, entrar na brincadeira, deixando a criança conduzir o momento. Permitindo que as crianças através desses atos possam desenvolver a criatividade, sua capacidade de fantasiar, e seu modo de resolver os conflitos.
De qualquer forma a criança aprende enquanto brinca. Vemos que a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, mas principalmente na infância, na qual ela deve ser vivenciada, não apenas como diversão, mas com objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, visto que o conhecimento é construído pelas relações inter-pessoais e trocas recíprocas que se estabelecem durante toda a formação integral da criança.
Celia Tiemi Mano – Pedagoga graduada pela Universidade Mackenzie, com especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais, atualmente Assistente Pedagógica de Coordenação/Direção do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, e mãe de um garoto de 10 anos.