Prepare-se para o puerpério

Quem está gerando uma criança dentro de sua barriga pode dizer com propriedade o quanto a natureza e nosso corpo são perfeitos e como cada ciclo é naturalmente planejado pra que tudo dê certo no final. Pra ajudar, temos hoje mulheres mais corajosas e independentes, que fazem acontecer sem precisar da ajuda de ninguém.

.

Apesar de todos esses fatores, os primeiros dias em casa com o seu bebê são um novo momento, cheio de transições e adaptações. É neste momento que acontece também o puerpério, ou a famosa quarentena, onde normalmente ocorre um sangramento abundante que inicia após o parto e dura em média 15 dias e que vai diminuindo pouco a pouco (chegando até a 40 dias). Por ser um momento de resguardo da mamãe, pedir ajuda é mais que aconselhável pra que esse seja um período de maior tranquilidade, pra ganhar a intimidade necessária entre mãe e filho nesses primeiros dias.

.

Entre tantas outras novidades, o humor da nova mamãe pode sofrer oscilações. Temos a hora do banho e sono pra mamãe e pro bebê, os novos desafios da amamentação, a adaptação de alimentação, limpeza e rotina na casa com a chegada de mais um integrante, a integração com algum(a) irmãozinho(a) mais velho(a), aquele choro na madrugada, as cólicas…

.

Enfim, planeje-se e conte com a ajuda de um familiar ou um profissional especializado, pra que vocês possam ter tempo de se conhecer melhor e comecem, aos poucos, a criar vínculos, que são tão fundamentais nessa fase da nova família que está surgindo por aí.

Leave a Reply

Your email address will not be published.