Quais as atividades de uma babá?

Quais as atividades de uma babá?

Conheça os novos perfis de babás que o mercado oferece e descubra o que mais se encaixa à sua família.

Se você já precisou ou vai precisar de uma babá, com certeza deve saber que o mercado anda mais competitivo. Além da escassez e disputa pelas boas profissionais, a relação com elas está mudando e, com isso, os pais também precisam se adaptar.

Acredito que toda família procura a babá ideal, mas para cada caso isso significa coisas diferentes. Algumas buscam babás discretas, outras buscam na babá alguém para coordenar a casa ou para ajudar a combater as inseguranças que a maternidade traz. O fato é que a babá sempre acaba ocupando um lugar de importância na família, cheio de definições e requisitos a serem preenchidos. Ela é a pessoa que passará a maior parte do tempo com seus filhos!

Mas, afinal, qual são as novas funções da babá e o que as famílias podem esperar delas?

Babá mensalista: a babá que cuida do bebê e de tudo que se relaciona a ele, incluindo alimentação, higiene, cuidado das roupinhas entre outros, dentro de uma jornada de trabalho semanal regular. Pode ser ainda uma babá para ir e vir diariamente ou que durma no serviço.

Babá folguista: a babá folguista realiza seus serviços no final de semana, no período de folga da babá mensalista, pode ainda acompanhar em viagens e fazer coberturas de férias e/ou licenças.

Babá doméstica ou babá arrumadeira: essa profissional realiza os cuidados das crianças (geralmente crianças maiores, que já frequentam a escola) em um período e no outro, ficam responsáveis pelos cuidados da casa. Para quem tem bebês pequenos, nem sempre é uma boa opção, pois estes demandam maior atenção.

Babá enfermeira: uma profissional contratada temporariamente para os primeiros meses após a chegada do bebê, ensinando à mãe os cuidados básicos ou em caso de cuidados específicos, como bebês prematuros ou refluxo gastroesofágico.

Babá motorista: a babá que dirige fica encarregada de cuidar das crianças e levá-las para suas atividades, como esportes, festas, etc.
Babá bilíngue: para casais que vem de outro país ou para aqueles que desejam estimular o desenvolvimento de outro idioma. Essas profissionais, em geral, possuem curso superior, pedem um salário diferenciado e não realizam os cuidados com as roupas e a limpeza do quarto.

Independente do perfil de babá que você precise, é importante lembrar que uma babá não deve apenas cumprir os requisitos de “atender às necessidades” das crianças, dar comida, trocar fralda e dar banho. É uma relação que precisa, acima de tudo, ter afeto. A babá precisa sim amar os nossos filhos, é o que irá permitir que eles se sintam bem cuidados, respeitados e felizes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.