5 benefícios que você tem direito após os 60 anos!

5 benefícios que você tem direito após os 60 anos!

Você deve estar se perguntando, desde quando envelhecer pode ser bom para alguém?!

De acordo com o estatuto do idoso, ao completar 60 anos você passa a usufruir de uma série de privilégios, e alguns deles você já conhece bem, como: prioridade em filas, vagas em estacionamentos, descontos em cinemas e teatros, entre outros. Mas não para aí, existe mais vantagens que poucas pessoas conhecem.

Separamos abaixo 5 benefícios que toda pessoa acima de 60 anos tem direito:

Viagens interestaduais gratuitas

Todas as pessoas com mais de 65 anos podem solicitar a gratuidade nas passagens para viagens interestaduais. Isto ocorre desde 2006 e contempla apenas os ônibus convencionais, não sendo obrigatória para carros executivos ou leito.

Todas as empresas de transporte terrestre devem oferecer duas vagas gratuitas a idosos no ônibus, e desconto de 50% nas passagens que ultrapassarem essa cota.

Através dos sites de reservas e vendas antecipadas de bilhetes, é possível o passageiro conhecer com antecedência as datas disponíveis para a viagem. Para garantir a gratuidade, o idoso poderá reservar seu bilhete de 30 dias úteis a 3 horas antes do início da viagem, para isso é necessário comparecer no guichê da empresa apresentar o documento de identidade e um dos seguintes comprovantes:

  • Contracheque
  • Carnê de contribuição para a Previdência
  • Extrato de Pagamento de benefício ou declaração do INSS
  • Carteira de trabalho atualizada
  • Carteira do Idoso emitida pelo Governo Federal

Como há muita concorrência por esses tipos de passagem, sugerimos confirmar com antecedência com a empresa que pretende realizar a viagem se existem vagas disponíveis.

Medicamento de graça

De acordo com o Estatuto do Idoso, cabe ao poder público fornecer, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação de sua saúde.

Para você entender melhor como ter acesso a este benefício, leia em aqui em nosso blog o artigo: Como conseguir medicação de uso contínuo gratuita!

Isenção do IPTU

A regras de isenção do IPTU depende do município. O benefício vale para pessoas acima de 60 anos, proprietárias de um só imóvel, aposentadas e com renda de até dois salários mínimos.

Acesse o site da prefeitura de sua cidade para entender todo o processo de solicitação deste benefício.

Para os moradores da cidade de São Paula acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/index.php?p=29312

Justiça

Os idosos também têm prioridade na tramitação de processos judiciais nos quais figure como parte ou interveniente. Para conseguir o benefício, é preciso fazer prova da idade e requerê-lo junto à autoridade judiciária competente. Em caso de morte, a prioridade se estende ao cônjuge ou companheiro, também com mais de 60 anos.

Acréscimo de 25% na aposentadoria para assistência permanente

Pouquíssimas pessoas sabem deste benefício, idosos que necessitam de assistência permanente de outra pessoa têm direito a um acréscimo de 25% na aposentadoria, conforme estipula o art. 45, caput, da Lei 8.213/1991 (Lei de Benefícios da Previdência Social) e art. 45 do Decreto 3.048/1999 (Regulamento da Previdência Social).

Entenda melhor sobre essa lei em nosso blog: https://grupocuidar.com.br/cuidadores-acrescimo-de-25-na-aposentadoria/

Alguns mitos ainda precisam ser quebrados sobre o idoso, pessoas com mais de 60 anos não é sinônimo de incapaz, muito pelo contrário, são capazes de trabalhar, estudar, produzir e realizar centenas de atividades junto a sociedade. Temos ainda um longo caminho a percorrer, e podemos considerar que o Estatuto do Idoso é um bom começo para garantir segurança e qualidade de vida para o plano de envelhecimento da população brasileira.

Leia aqui em nosso blog o artigo “Principais benefícios do Estatuto do Idoso” e conheça outros benefícios que pessoas com mais de 60 anos tem direito.

https://grupocuidar.com.br/estatudo-do-idoseo/

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

 

 

Fonte: estadão.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.