Você conhece o teste da linguinha?

Você conhece o teste da linguinha?

Teste da linguinha é protegido por lei

Dando continuidade aos exames que fazem parte da triagem neonatal do bebê, o teste da linguinha é, também, um exame obrigatório e protegido pela lei 13.002/2014. Todos os hospitais e maternidades no Brasil devem realizar o protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês.

Para que serve?

O teste da linguinha serve para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas das limitações dos movimentos da língua, que podem comprometer a amamentação, o engolir, e a fala, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa.

Assim como os demais testes que já mencionamos aqui em nosso blog, o teste da linguinha é também simples e indolor. Durante a triagem neonatal, que deve acontecer nas primeiras horas após o nascimento do bebê, o fonoaudiólogo levanta a língua do bebê para analisar o freio da língua.

Lembrando que essa avaliação ainda na maternidade, permitirá diagnosticar os casos mais severos, lembrando que o recém nascido demora de 15 a 20 dias para se adaptar às novas condições de vida.

teste da linguinha

Qual a importância?

De acordo com o Conselho Regional de Fonoaudiologia, a avaliação não é invasiva e permite que o bebê seja encaminhado para o tratamento com fonoaudiólogos, que são capacitados para recuperar as atividades de respiração, fala, sucção, mastigação e deglutição. Os profissionais também ressaltam que, assim como a maior parte de problemas relacionados à saúde, o diagnóstico precoce evita complicações e facilita o tratamento efetivo.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

 

 

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

 

 

Fonte: aps.bvs.br

CIAP2: A43 Outros procedimentos diagnósticos

DeCS/MeSH: Freio Lingual

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.