Quem pode usar o Serviço Atende+?

Quem pode usar o Serviço Atende+?

Perto de comemorar 25 anos, o Serviço Atende+ da cidade de São Paulo é um serviço premiado e reconhecido internacionalmente.

O projeto começou com uma modalidade de transporte porta a porta, destinado para pessoas com deficiência física severa com base no decreto 36.071 de 09 de maio de 1996. Hoje o serviço Atende+ é protegido pela lei Lei Municipal nº 16.337 de 30 de dezembro de 2015.

Patrocinada pela Prefeitura de São Paulo, é uma modalidade de transporte público gratuita para atender pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física e mobilidade altamente reduzida.

Possui regulamento próprio e é gerenciado pela São Paulo Transporte S.A., e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo e cooperativas de táxis acessíveis.

Atualmente a cidade de São possui mais de 400 vans e 100 táxis acessíveis cadastrados, realizando mais de 1,5 milhão de atendimentos por ano para a população.

Como funciona?

Para os usuários deste serviço, é preciso agendar com antecedência para respeitar a programação de viagens organizadas pela empresa responsável. O cliente tem direito até 6 deslocamentos de ida e volta por semana para locais de visitação regulares, porém essas viagens só podem ocorrer dentro da cidade de São Paulo obedecendo os horários de atendimento estipulados – de segunda a domingo das 7h da manhã às 20h. Entretanto, o cliente tem direito a uma viagem por mês fora desses padrões, exclusiva apenas para compromissos médicos.

Como ter acesso?

De acordo com o site www.sptrans.com.br, segue abaixo o processo de inscrição:

  1. Preencher o formulário de inscrição chamado “avaliação médica”, que pode ser encontrado no site da SP Trans, ou nos postos da SP Trans normalmente localizados nas subprefeituras.
  2. Solicitar ao médico responsável, que acompanha a pessoa que utilizará o serviço, o preenchimento deste formulário.
  3. Depois que o médico preencher a ficha de inscrição, o usuário ou seu responsável deverá entregá-la a um dos postos de atendimento da SPTrans, juntamente com cópia dos documentos pessoais e informar a programação de viagens regulares, se houver.
  4. Após a conclusão da inscrição, será entregue um Protocolo de Inscrição.
  5. A documentação será avaliada pela SPTrans, quanto ao perfil exigido e, caso a inscrição seja aceita, o passageiro ou seu responsável receberá carta com o resultado da inscrição.

Saiba mais no site https://sptrans.com.br/atende/requisitos

Lembrando que o Serviço Atende+ é destinado exclusivamente para pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física e mobilidade altamente reduzida, que não possuem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transportes convencionais, ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

Leave a Reply

Your email address will not be published.