Teste da orelhinha faz parte da triagem neonatal!

Teste da orelhinha faz parte da triagem neonatal!

O teste da orelhinha tem o objetivo de rastrear diversas patologias genéticas e/ou infecciosas que podem causar danos à saúde da criança por toda a vida.

A triagem neonatal é uma série de exames realizados nos primeiros dias após o nascimento do bebê, com objetivo de rastrear diversas patologias genéticas e/ou infecciosas que podem causar danos à saúde da criança por toda a vida.

Além do teste do pezinho, o teste da orelhinha também é muito importante, e deve ser realizado a partir das 48 horas de vida por um fonoaudiólogo para avaliar a audição do bebê.

Conhecido como exame de emissões otoacústicas evocadas, é um método moderno para identificar problemas auditivos nos recém-nascidos. Através de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê, é feita uma análise por um estímulo sonoro e a captação do seu retorno. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, este exame é rápido, seguro e indolor para a criança.

Caso apareça alguma suspeita de anormalidade, o bebê será encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa.

A Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que o bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de nascer, por volta do quinto mês de gestação, e por este motivo a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança, e principalmente para a fala.

O Teste da Orelhinha é assegurado por lei e todos os bebês devem realizá-lo. Certifique-se com seu médico e com o hospital onde acontecerá o parto para que sua criança passe por todos os exames da triagem neonatal.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães

 

Fonte: www.sbp.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.