Conhecida como engenharia social, que tem o objetivo de obter informações pessoais sensíveis, os idosos são vítimas, frequentes, de golpes financeiros.
Atualmente, 74% das transações bancárias são feitas por canais digitais, e isto vem atraindo cada vez mais a atenção dos estelionatários que se aproveitam da falta de informação das pessoas, e de uma cultura do nosso país de não se preocupar com a segurança dos dados.
Lembrando que os criminosos, também, agem de forma oportunista, criam golpes com situações que estão em destaque na sociedade como por exemplo: auxílio emergencial, Black Friday, Imposto de Renda, eCommerces e links falsos, entre outros.
Segundo o Conselho de Autorregulação da FEBRABAN, em outubro de 2020 foi aprovada uma nova Normativa da Autorregulação que inclui regras voltadas aos consumidores idosos.
A partir de janeiro de 2021 os bancos participantes, adotarão novas ações para garantir a proteção dos clientes bancários idosos. Dentre as novas regras, destacam-se:
Mais de 2 bilhões de reais são investidos por ano na área de segurança pelas instituições financeiras, mas mesmo assim ainda é preciso muito cuidado para não cair em golpes.
Caso perceba que o idoso foi vítima em um golpe, informe imediatamente a instituição financeira e verifique quais procedimentos necessários para minimizar o dano.
Avise a Polícia. Faça um Boletim de Ocorrência (BO) pelo site da delegacia eletrônica da Polícia Civil.
https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia
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Fonte: FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos