Adaptação da criança na escola

Adaptação da criança na escola

Sabemos como pode ser difícil o ingresso das crianças na escola, a pedagoga Celia Tiemi Mano dá algumas dicas sobre Adaptação da criança no ambiente escolar.

“A adaptação na escola é na maioria das vezes, um momento difícil tanto para os pais, como para as crianças, onde estão envolvidos vários sentidos, principalmente o lado emocional.

Chegar num ambiente novo, diferente e desconhecido, essa é a primeira sensação para ambos envolvidos. É justamente importante esse momento dado às crianças, para que se acostumem a nova rotina.

Uma das coisas que julgo importante é o diálogo, falar para a criança que ela vai começar a ficar algumas horas por dia longe do papai e da mamãe, nas quais estará na companhia de adultos ou crianças que até ontem não conhecia. Explicando exatamente tudo que está acontecendo, isso dará a criança, principalmente, mais confiança e estará segura para conhecer o desconhecido.

Para pais e mães também é um momento difícil, pois muitas vezes a criança chora, isso não quer dizer que a criança não queira ficar na escola, como acontece também delas nem sequer exigirem a presença dos pais nesses primeiros dias.

Por isso, nesse momento de transição deve ser feito um trabalho conjunto entre pais e escolas. As escolas por sua vez, vão dando as dicas aos pais, de como agir nessas horas. Será uma adaptação de sucesso se mostrar tranquilidade à criança e colaborar com a escola a todo tempo. Lembrando que o período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado de forma individualmente.

A escola em si, inicialmente, busca saber todo o histórico da criança, até mesmo para facilitar a aproximação, criando um clima de segurança afetiva, individual e coletiva. Na medida em que vai se adaptando, os educadores vão organizando atividades para que se comece a colocar a criança em contato com o resto do grupo.

Uma das funções da escola também é levar a criança a ter contato com os diversos espaços e materiais que farão parte da nova rotina.

Pais, tenham sempre em mente que a escola será boa para seu filho. Ele aprenderá tantas outras coisas, como socializar, ter mais autonomia, brincar, fazer amizades, lidar e resolver muitas situações, e com certeza isso será importante para todas as fases do desenvolvimento dele. Sabemos que esse momento de separação com a criança é doloroso, mas tenha certeza que ao final do dia terá o reencontro e a sensação de missão cumprida.”

Celia Tiemi Mano é pedagoga graduada pela Universidade Mackenzie, especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, atualmente Assistente Pedagógica de Coordenação/Direção do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, além de ser mãe de um garoto de 10 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.