Amamentar evita o câncer de mama!

Amamentar evita o câncer de mama!

Entenda a importância de amamentar para evitar o câncer de mama.

Já publicamos aqui alguns posts sobre os benefícios da amamentação, tanto para a criança como para a mãe.
Em relação ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde, o risco diminui em 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós- menopausa).

Outra informação importante – segundo o editor científico da Revista Brasileira de Cancerologia, Ronaldo Corrêa, vários estudos realizados nos últimos 30 anos mostram a associação entre a amamentação e a prevenção do câncer de mama. “Existe uma correlação linear entre o tempo da amamentação e o grau de proteção. Ou seja, quanto mais a mulher amamenta e por mais tempo – se ela teve dois, três partos, e nesses partos ela amamentou durante muito tempo – menor o risco, em comparação com mulheres que não tiveram tantos partos e não amamentaram por tanto tempo”, afirma.

Mesmo sabendo dos benefícios da amamentação, ainda há riscos que cercam a mulher. Por este motivo o autoexame é de extrema importância para rastrear e combater o câncer de mama.

O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde – recomendam a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

💜

O Grupo Cuidar é uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Oferecemos um serviço voltado às necessidades de cada família. Entre em contato conosco para entender como podemos te ajudar.

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published.