Como identificar que meu familiar está precisando de cuidados especiais?

Como identificar que meu familiar está precisando de cuidados especiais?

Quais os primeiros sinais?

Senilidade é o nome que se dá ao processo de envelhecimento de todas as pessoas. Além das condições físicas sofrerem as alterações obrigatórias do tempo, é muitas vezes acompanhado de desorganização mental e dificuldades em todas as partes do corpo, como sistema cardiovascular, respiratório, sistema urinário e imunológico.

Por conta destas características, pode também levar a pessoa à depressão, pois muitos não conseguem lidar com as dificuldades apresentadas no dia a dia, perdem a autonomia e passam a ficar, de certa forma, dependente de outras pessoas para realizar atividades simples.

Motivos como este mostram como são importantes e necessários alguns cuidados especiais ao tratar um idoso, pois eles não gostam de ser tratados como crianças ou incapazes. É importante saber como lidar com as pessoas em cada fase da vida, para que isso não se transforme em uma sensação de inferiorização e/ou incapacidade de conduzir a própria vida.

Se seu familiar apresenta alguns destes sinais abaixo, procure um profissional que possa orientá-lo com os próximos cuidados.

  • Acidentes ou problemas recentes, como quedas, emergências de saúde e pequenos acidentes de carro.
  • Como foi o processo de recuperação das últimas enfermidades? Elas acabaram ficando mais sérias? Houve necessidade de ajuda médica? A recuperação foi mais lenta que o normal?
  • Piora de uma condição crônica. É preciso recorrer a algum tipo de ajuda quando ocorre uma piora em problemas como obstruções pulmonares, demência ou insuficiência cardíaca congestiva.
  • Dificuldades de gestão de atividades do dia a dia, como vestir-se, tomar banho e cozinhar.
  • Mudanças físicas, como perda ou ganho de peso, aumento na fragilidade ou odores corporais desagradáveis.
  • Diminuição nas atividades sociais, incluindo passeios com amigos, visitas a vizinhos ou participação em eventos religiosos e outras atividades de grupo.
  • Muitos dias sem sair de casa, talvez por consequência da dificuldade de dirigir ou do medo de utilizar o transporte público.
  • Correspondência desorganizada, espalhada ou fechada. O idoso possui contas atrasadas, bilhetes de agradecimento de instituições de caridade com as quais não contribui e pilhas de revistas fechadas?
  • Caso o idoso ainda dirija, acompanhe-o em uma viagem para conferir se ele se esqueceu de apertar o cinto de segurança ou de dar a seta antes de fazer uma curva; se apresenta sinais de preocupação, tensão ou distração durante a viagem; ou se existem marcas de acidentes que possam indicar falta de atenção.
  • Sinais de falta de memória pela cozinha, tais como a presença de produtos perecíveis que já venceram há bastante tempo.
  • Eletrodomésticos de uso constante quebrados e sem conserto agendado.
  • Sinais de incêndios. Procure marcas de chamuscado nos botões do forno ou em cabos de panela, além de pegadores queimados e extintores de incêndio descarregados.
  • Uma casa que já foi bem cuidada apresenta sinais de desorganização, sujeira, limo no banheiro e na cozinha e cestos repletos de roupa suja?
  • Plantas e animais de estimação abandonados.
  • Sinais de negligência no exterior da casa, como janelas quebradas, calhas e ralos cheios de sujeira, lixo espalhado e caixas de correio cheias de cartas.

Pergunte ao médico do seu familiar se você deveria se preocupar com sua saúde e segurança, ou se seria aconselhável contar com o trabalho de uma assistente social ou de um cuidador. Caso imagine que a pessoa irá resistir à ideia, peça ao médico para “prescrever” uma avaliação profissional. Caso precise de um cuidador, o Grupo Cuidar oferece serviços customizados, de acordo com a necessidade de seus clientes. Saiba mais em “Nossos Cuidadores” e entre em contato com a gente.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães.

Fale conosco agora mesmo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.