Como se tornar um Superidoso?

Como se tornar um Superidoso?

Estudantes universitários, fisiculturistas, dançarinos, influenciadores digitais, palestrantes, executivos, essas entre muitas outras atribuições fazem dos superidosos objeto de estudo científico para a descoberta do segredo da longevidade.

 

Durante a pandemia um grupo de idosos chamou atenção dos pesquisadores. Categorizados como “superagers” ou superidosos possuem idade acima de 80 anos, boa forma física e memória de elefante. A maioria deles apresentam poucas doenças relacionadas a idade, e o melhor, todos venceram com tranquilidade a dura batalha contra o Covid-19, que para muitos foi fatal.

Atualmente o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo (USP) lidera um estudo para investigar e avaliar a correlação genética dessas pessoas. Mas, de acordo infectologista e especialista em envelhecimento Alexandre Kalache em entrevista a Revista ISTOÉ, “a genética é responsável por apenas 25% do envelhecimento saudável. A maior parte vem das condições ambientais”. Essas constatações surgiram após observações nas comunidades mais longevas do mundo, na ilha de Okinawa, no Japão, Nikoya, na Costa Rica, e Ogliastra, na Sardenha, onde as pessoas atingem 100 anos tranquilamente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a população brasileira com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas. A média de expectativa de vida atual no Brasil é superior aos 75 anos. Considerando isso, temos muito que aprender com os “superagers” para evitarmos os males do envelhecimento.

Quem são os superidosos!

Para encontrar um superidoso basta pesquisar no Google e você achará vários casos de sucesso capazes de nos deixar de boca aberta. Um deles é o caso da fisiculturista Sônia Ferraz, que aos 50 anos de idade resolveu mudar seu estilo de vida, e hoje aos 75 anos acumula várias medalhas em sua categoria.

Temos também as celebridades como é o caso do ator, poeta, escritor, diretor teatral e influenciador digital Ary Fontoura, que no auge dos seus 88 anos se reinventou durante a pandemia, e hoje acumula mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais. E o que dizer do empresário Abílio Diniz, que aos 85 anos é presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.

Para contribuir ainda mais com este artigo, tivemos a oportunidade de entrevistar um casal de superidosos. Dr. Oswaldo Paiotti, advogado, 80 anos, foi executivo em uma indústria por mais de 30 anos, atualmente é conselheiro do Clube Atlético Indiano em São Paulo e sócio atuante de um escritório de advocacia. Antes da pandemia praticava tênis ao menos 3 vezes por semana e, agora tenta manter uma vida social ativa com os amigos.

Casado com Margarida de 73 anos, possuem 3 filhos e um neto. Ambos são saudáveis, ativos e felizes. Em nosso bate papo para tentar extrair seus segredos da longevidade, nos deparamos com uma linda história de amor e parceria, e, uma enorme satisfação de ser quem eles realmente são.

A parceria entre os dois já dura 53 anos, Margarida lembra com carinho o pedido de casamento que Oswaldo fez: você topa viver um filme colorido comigo?! Foi neste clima de muita união e cumplicidade que descobrimos que casais felizes, também, vivem mais.

Claro que nem tudo são flores, um dos momentos mais desafiadores na trajetória de vida deste “supercasal” foi em 2009 quando Oswaldo descobriu um câncer. Curado, hoje faz apenas acompanhamento médico.

Margarida por sua vez, comentou que nunca precisou de grandes intervenções médicas, sua única cirurgia foi a cesariana quando teve sua terceira filha. Acredita que sua boa saúde é herança genética de seus descendentes suíços – “a maioria de meus familiares passaram dos 90 anos”.

Além disso, Margarida acredita que o fato de não possuírem nenhum tipo de vicio, serem adeptos a alimentação saudável e um estilo de vida ativo porém tranquilo, também colaboraram para se tornarem superidosos – “um dos nossos maiores prazeres é reunir nossa família, seja para um delicioso café da manhã ou um jantar com direito a luz de vela e tudo mais”.

Para Oswaldo o resultado da sua longevidade está nos objetivos que foram traçados durante a vida adulta, planejamento, princípios, dedicação, honestidade consigo mesmo e amor!

Projetos para o futuro? Sim! O casal está planejando mudar para o interior de São Paulo, pois desejam viver em novos ares, viajar para conhecer novos lugares e, continuar trabalhando…

 

Como se tornar um superidoso!

Em entrevista ao site www.agazeta.com.br a geriatra Roni Mukamal afirma que não existe fórmula mágica, que além do fator genético que representa pouco mais de 25%, outros são fundamentais para contribuírem para a longevidade saudável.

Durante toda nossa pesquisa, nos deparamos com vários depoimentos de pessoas com mais de 75 anos que estão no grupo dos superidosos, e separamos abaixo os fatores que foram considerados importantes para o bom envelhecimento:

  • Alimentação saudável
  • Rotina de exercícios físicos
  • Aprendizado constante
  • Equilíbrio emocional e espiritual
  • Vida social ativa
  • Atitude positiva
  • Controle das doenças crônicas
  • Continuar trabalhando
  • Bom humor
  • Ter planos de curto e longo prazo
  • Relações estáveis com parceria

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 15 anos no mercado. Acompanhamos a adaptação durante a implantação do serviço, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis. Oferecemos:

Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

Serviços de Babás em São Paulo:

  • Babá período integral
  • Babá meio período
  • Babá folguista
  • Babá para crianças com necessidades especiais

Siga nosso Instagram!

grupo cuidar

 

Fontes:
jornal.usp.com.br
Revista Istoé
bbc.com

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.