Entenda qual o tipo de máscara é mais indicada para as crianças!

Entenda qual o tipo de máscara é mais indicada para as crianças!

A máscara ajuda no combate da propagação de vírus.

No começo da pandemia quando se iniciou o uso obrigatório das máscaras, todos correram para adquirir a sua, as máscaras hospitalares (cirúrgicas e PFF2 / N95) entraram em falta e recomendou-se o uso das máscaras de tecido à população geral. Na época, muitas dúvidas aparecerem referente ao formato, tipo de material, como e quando usar.

Hoje, para nós adultos, já aprendemos bastante sobre o assunto e sua importância no combate do Coronavírus, porém para as crianças ainda é desafiador se acostumar com o uso deste protetor. Até mesmo porque, a máscara pode incomodar na hora de brincar. Mas para amenizar esse desconforto e convencer a criança a usar a máscara, seguem algumas dicas:

  • Antes de mais nada, converse com a criança, explique o momento em que o mundo está vivendo com palavras e conceitos que os pequenos possam entender. Se for necessário crie uma história lúdica, baseada em personagens de histórias animadas para exemplificar a importância do uso da máscara.
  • Envolva a criança na compra do protetor, atualmente já existem formatos apropriados para as crianças com cores e estampas divertidas.
  • Ensine como, quando e onde a máscara deve ser usada, e também, o momento que a mesma deve ser trocada.
  • Sempre que puder lembre a criança da importância do uso da máscara no combate a pandemia.
  • Escolha uma máscara que garanta a respirabilidade e conforto da criança.

Qual a idade certa que a criança deve usar a máscara?

De acordo com Alessandra Marins Pala, pediatra e infectologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o uso é para todos os maiores de dois anos, com exceção das crianças que usam chupetas. Ela explica que o acessório deve ser utilizado nas idas ao pediatra e em locais onde há circulação de pessoas, sempre com o cuidado e sob a supervisão de um adulto. “O ideal, porém, é que as crianças e os adolescentes fiquem em casa, evitando ambientes como supermercados, farmácias entre outros em que haja trânsito de pessoas”, ressalta Alessandra.

Tipos de máscara para crianças

Máscara de tecido

mascara tecido

De acordo com a Fiocruz, as máscaras de pano são as mais adequadas para as crianças, por serem confeccionadas em vários tamanhos, permitindo a adequação ao rosto.

O protetor deve ter três camadas para garantir a função de barreira. Para conforto e evitar reações alérgicas, o material utilizado para a primeira camada interna deve ser de algodão.

A máscara de pano é indicada para criança a partir dos dois anos de idade que não demonstre dificuldades motoras.

O protetor deve ser utilizado por até 4 horas ou quando houver umidade no tecido e, deve ser descartado, assim que apresentar qualquer tipo de desgaste, seja no elástico ou no pano. Recomenda-se descartar o artefato após 30 lavagens.

 

Máscara PFF2 ou N95

mascara n95

Este modelo de máscara não é indicado para crianças menores de 6 anos de idade. A PFF2 é recomendada para adolescente e adultos.

Na imagem ao acima é possível observar que a máscara não se encaixa de forma correta no rosto da criança.

Seu material e o formato de concha ou bico de pato é o que difere dos outros modelos. Além disso, o produto deve, obrigatoriamente, ter o selo do INMETRO e o número do CA – Certificado de Aprovação, e o encaixe do elástico deve ser colocado na nuca e no topo da cabeça.

A máscara PFF2 ou N95 pode ser usada até 8 horas, porém deve-se ter todo o cuidado para não contaminá-la na hora de colocar e retirar a mesma.

Segundo o CDC-Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a máscara pode ser reutilizada até cinco vezes com os intervalos estabelecidos. Porém, em casos de contato com pessoas contaminadas, o artefato deve ser descartado imediatamente.

 

Máscara cirúrgica infantil

mascara cirurgica

Atualmente já temos mais facilidade para encontrar este modelo em farmácias e supermercados. Pode ser utilizada em crianças a partir dos dois anos de idade, desde que se encaixe corretamente no rosto cobrindo o nariz e a boca, sem que haja aberturas nas laterais.

Seu tempo de utilização é de 8 horas no máximo, deve ser descartada após o uso e não pode ser lavada e nem higienizada.

Sempre que possível lembre sua criança que as máscaras ajudam a impedir a propagação do novo coronavírus. Seja exemplo para ela adotando o comportamento correto, pois as crianças são ligeiras em identificar modelos errados que não condizem com aquilo que elas aprenderam dentro de casa.

Acesse o guia de uso de máscara facial – orientações para pais e cuidadores de crianças

___

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 15 anos no mercado. Acompanhamos a adaptação durante a implantação do serviço, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis. Oferecemos:

Serviços de Babás em São Paulo:

  • Babá período integral
  • Babá meio período
  • Babá folguista
  • Babá para crianças com necessidades especiais

Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

Siga nosso Instagram!

grupo cuidar

 

Fontes:
Unicef
Bebe.Abril
Canguru News

Leave a Reply

Your email address will not be published.