Entenda o efeito da baixa umidade do ar para o idoso.

Entenda o efeito da baixa umidade do ar para o idoso.

A baixa umidade do ar prejudica a saúde do idoso!

Aqui no Brasil o outono e o inverno são as estações mais secas, com poucas chuvas, chegando a níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 40% no interior do Nordeste, Tocantins, sul do Pará, em todo o Centro-Oeste e em grande parte do interior da Região Sudeste.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um nível mínimo de 60% de umidade relativa no ar para o conforto e saúde do ser humano. Quando as porcentagens estão abaixo deste valor a preocupação deve ser redobrada, ações devem ser tomadas pelos governantes, tais como cancelamento de aulas e atividades públicas.

É neste período que crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças respiratórias ficam mais vulneráveis. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, quando a umidade no ar está reduzida, a produção de muco pelas mucosas também diminui. Isto deixa o nosso corpo mais suscetível ao ataque de agentes externos nocivos.

A baixa umidade favorece a circulação e a propagação de vírus e bactérias, e não podemos esquecer da poluição, emitida por carros e indústrias, que fica mais intensa no ar em dias consecutivos sem chuva.

Os perigos da baixa umidade na saúde do idoso.

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, recomenda manter o idoso bem hidratado em períodos de baixa humidade, o clima seco faz com que o organismo perca mais líquidos e o sangue fica com menor concentração de água, tornando-se mais viscoso.

Considerando que o idoso não ingere a quantidade de água necessária diária, a falta de líquido pode agravar em problemas cardíacos, principalmente em hipertensos e pessoas com doenças cardíacas preexistentes. Além disso aumenta o risco da formação de trombos, uma espécie de coágulo que impede a circulação do sangue, resultando em consequências graves.

Cuidados em períodos de baixa umidade:

  • Beba líquidos várias vezes ao dia
  • Evite atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 16h
  • Utilize métodos ou aparelhos umidificadores de ambiente

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

grupo cuidar

 

Fonte: https://socesp.org.br

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.