Entenda o motivo de uma pessoa ser entubada.

Entenda o motivo de uma pessoa ser entubada.

Procedimento que salva vidas!

Entubação e extubação são termos que passamos a ouvir com frequência desde o início da pandemia.

A entubação é usada em pacientes em casos graves, seja por Covid-19 ou qualquer outra doença que comprometa os pulmões, fazendo com que o paciente tenha um quadro de insuficiência respiratória, isso quer dizer, quando a pessoa perde a capacidade respirar sozinha ou outras situações em que se precise proteger as vias aéreas e a ventilação pulmonar.

Em entrevista ao site G1, a médica pneumologista do Sistema Hapvida/RN Saúde, Karoline Bento Ribeiro, explica que a entubação visa manter as vias aéreas abertas até o pulmão do paciente para auxiliar na respiração através da ventilação mecânica – “O procedimento consiste em passar um tubo pelo nariz ou boca do paciente até chegar na traqueia. Lá, esse tubo é conectado a um respirador e o paciente tem uma ventilação artificial”.

É importante ressaltar que a entubação salva vidas e, não é a primeira escolha dos médicos, outro recurso como VNI – ventilação não-invasiva através de máscara, também é um método que facilita a oxigenação nos pulmões.

Extubação – momento de tirar a ventilação mecânica

A extubação é a retirada do tubo endotraqueal, ventilação mecânica, após o paciente apresentar condições para respirar espontaneamente.

Para determinar se o paciente está pronto para a extubação, é preciso considerar uma série de critérios de acordo com um checklist que o sistema de saúde propõe, além de avaliar também, se o paciente está calmo e cooperativo.

Leia também em nosso blog:

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 15 anos no mercado. Acompanhamos a adaptação durante a implantação do serviço, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis. Oferecemos:

Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

Serviços de Babás em São Paulo:

  • Babá período integral
  • Babá meio período
  • Babá folguista
  • Babá para crianças com necessidades especiais

Siga nosso Instagram!

grupo cuidar

 

 

Fontes:
G1
secad.artmed.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.