Banco de leite humano – quem pode doar e onde encontrar?

Banco de leite humano – quem pode doar e onde encontrar?

1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 bebês recém-nascidos por dia.

A rede de Banco de Leite Humano é um centro de apoio à amamentação. Sua principal função é coletar o leite excedente, pasteurizar e distribuir com qualidade certificada.

Segundo a OMS, o Brasil é referência internacional e possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo.

De acordo com a Fiocruz, atualmente, a Rede possui 224 Bancos de Leite Humano distribuídos em todo o país, sendo que alguns possuem coleta domiciliar. Além de realizarem atendimento de orientação, promoção e apoio à amamentação, e, acredite, 1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 bebês recém-nascidos por dia.

banco de leite
Infográfico site Fiocruz: Totais entre 2000 – 2019

Quem pode doar o leite humano?

Algumas mães, pela própria natureza, produzem leite além do necessário para seus bebês, e normalmente isto causa desconforto físico, devido as mamas ficarem cheias demais. Em casos assim, algumas mães optam em doar o leite em excesso.

Para ser uma doadora de leite materno, não é necessário ter uma produção demasiada de leite, pois não existe uma quantidade mínima para a doação. Basta ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano.

Como coletar o leite humano para doação?

A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) está sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem suporte técnico de duas unidades no Rio de Janeiro: o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).

Para coletar o leite materno, acesse o site abaixo e siga corretamente as instruções para que não haja perdas e nem contaminação. Lembrando que você pode levar ao banco de leite humano mais próximo ou solicitar a coleta.

https://rblh.fiocruz.br/como-coletar-o-leite-humano-para-doacao

Onde encontrar um banco de leite humano

A rBLH conta com 224 postos de coleta distribuídos pelo Brasil, acesse o link abaixo para encontrar um banco de leite mais próximo de sua localidade:

https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

banco de leite

Infográfico fonte site Fiocruz: Totais entre 2000 – 2019

Divulgue! Doar leite materno salva vidas!

Mesmo o Brasil sendo referência na gestão de bancos de leite no mundo, ainda são poucas as pessoas que conhecem este programa.

De acordo com o Governo do estado de São Paulo, durante a pandemia as doações caíram cerca de 60% nas BLHs, por este motivo é muito importante divulgar essa ação para mulheres que estiverem amamentando e puderem contribuir com doação do leite materno humano.

___

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 15 anos no mercado. Acompanhamos a adaptação durante a implantação do serviço, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis. Oferecemos:

Serviços de Babás em São Paulo:

  • Babá período integral
  • Babá meio período
  • Babá folguista
  • Babá para crianças com necessidades especiais

Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

Siga nosso Instagram!

grupo cuidar

Leave a Reply

Your email address will not be published.