A importância da amamentação

A importância da amamentação

Por que você deve amamentar seu bebê?

Quando nasce um bebê, milhares de dúvidas e inseguranças surgem para as novas mães. Uma das principais é sobre a amamentação.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno deve ser oferecido de forma exclusiva até os 6 meses do bebê, sem a necessidade de nenhum complemento como água, chás, sucos, entre outros, pois nele contém todos os nutrientes que o bebê necessita para crescer e se manter saudável.

Seguem algumas informações importantes sobre o aleitamento materno:

– O leite materno é único. Nele contém não somente nutrientes, como também imunoglobulinas presentes no organismo da mãe, que auxiliam o bebê a desenvolver sua primeira defesa contra vírus e bactérias.

– Ao amamentar, a mulher produz hormônios que auxiliam na contração do útero, fazendo com que o mesmo retorne ao tamanho de antes da gravidez com mais rapidez.

– A amamentação auxilia na perda de peso. Como o leite é rico em gorduras, a amamentação auxilia a eliminação da gordura adquirida durante o período da gravidez.

– As primeiras mamadas podem ser mais difíceis, pois existe a necessidade do aprendizado, tanto do bebê como da mãe, da melhor posição, do jeito correto da pega do bebê, etc. Mas após o período de adaptação, esse momento passa a ser prazeroso e único para ambos.

– No momento da mamada, o vínculo entre o bebê e sua mãe é fortalecido, fazendo com que o bebê se sinta seguro e confortado pela mãe.

– O tempo de mamada é diferente de criança para criança. Algumas crianças mamam as duas mamas na mesma mamada. Outras, apenas uma. O tempo pode ser de 5 a 30 minutos, o que não significa que um bebê está mais nutrido que o outro. Cada bebê possui o seu tempo.

– Entre uma mamada e outra, o tempo também varia e 2 a 4 horas. O recomendado é sempre amamentar por livre demanda, ou seja, amamentar de acordo com a necessidade do seu bebê.

– Para evitar fissuras no mamilo, após a mamada, faça a higienização do mamilo com água e sabonete neutro, passe um pouco de seu próprio leite em torno dele e deixe secar.

– Durante o período de amamentação, faça uma alimentação equilibrada, beba muito líquido e descanse. Aproveite para dormir enquanto o bebê dorme.

– Enquanto amamenta, passe para seu bebê todo o amor que sente por ele e curta cada momento da maternidade…

Leave a Reply

Your email address will not be published.