A dieta MIND e a prevenção do Alzheimer

A dieta MIND e a prevenção do Alzheimer

Existe uma forma de prevenir o Alzheimer?

Em março de 2015 a Rush University Medical Center, nos EUA, publicou um artigo sobre uma pesquisa realizada com a dieta MIND (Mediterran-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay) que mostra uma redução do risco do Alzheimer e demência em mais de 53% dos participantes que aderiram à dieta rigorosamente e mais de 35% para aqueles que seguiram de forma moderada.

Essa dieta é uma mistura de duas outras, a mediterrânea e a DASH (Dietary Aproach to Stop Hipertension). Essas duas são conhecidas pela redução dos riscos cardiovasculares, como hipertensão, infarto, acidente vascular cerebral.

A dieta MIND, comparada com as outras duas é mais eficaz e mais fácil de ser seguida, segundo a pesquisa, pois não é tão rigorosa no que diz respeito às porções diárias de peixe, frutas e vegetais. Ela orienta o aumento no consumo de vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, peixe, azeite, aves orgânicas e vinho e sugere a não ingesta de carne vermelha, manteiga, queijo, doces, frituras e alimentos processados.

O que a dieta MIND recomenda?

  • 03 porções de grãos integrais ao dia
  • 01 porção de salada com vegetais ao dia
  • nozes
  • 01 taça de vinho ao dia
  • frutas (pelo menos 2 vezes por semana)
  • peixe 1 vez por semana
  • frango 2 vezes por semana
  • feijão dia sim dia não

Os mirtilos e morangos são os mais indicados para essa dieta, por possuírem um maior fator de proteção ao cérebro.

Segundo a pesquisa, as pessoas que seguem a dieta MIND ao longo dos anos têm uma maior proteção, porém, a dieta mostrou-se eficaz também para aqueles que já são portadores da doença de Alzheimer.

 

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