Por que ensinar robótica para as crianças?

Por que ensinar robótica para as crianças?

São vários os benefícios para a nova geração!

Desde a infância somos fascinados pela ideia da existência de robôs em nosso cotidiano, como um assistente personificado que anda, fala e oferece aos humanos serviços rotineiros. Apesar do mundo de “Jetsons” ainda não existir dentro de casa, os robôs são responsáveis por uma série de produtos que consumimos.

A indústria automobilística, foi pioneira em utilizar robôs na montagem e pintura dos carros, reduzindo custos e tempo de produção. Na construção civil, os robôs são responsáveis em executar tarefas repetitivas, como assentamento de tijolos, soldagem ou assentamento de concreto, além de caminhões autônomos sem motorista que são usados para transportar materiais.

Na saúde, na agricultura, no varejo, na logística, praticamente em quase todos os setores os robôs já estão executando algum tipo de tarefa. Por conta do aumento crescente da inteligência artificial cada vez mais sofisticada, a robótica é um campo da educação infantil com inúmeros benefícios, tanto para a criança como para toda a sociedade.

Benefícios da robótica na educação infantil

Apesar de algumas escolas oferecerem o estudo da robótica como uma atividade extracurricular, existem inúmeros benefícios para os pequenos em várias disciplinas relacionadas a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, além de estimular habilidades e desenvolver competências essenciais para o futuro.

De acordo com o Blog com Ciência do Museu WEG de Ciência e Tecnologia, o estudo da robóticaestimula o raciocínio lógico, criatividade e curiosidade, senso de organização, trabalho em equipe, interdisciplinaridade e autoconfiança – sem dúvida é uma excelente ferramenta de educação para as novas gerações que já nascem em um mundo conectado, além de criar oportunidades para o mercado de trabalho.

 

 

O Blog com Ciência desta que é possível iniciar o estudo da robótica a partir da primeira infância, veja abaixo:

  • A partir dos 2 anos, é possível começar a aprender robótica por meio da montagem de brinquedos.
  • A partir dos 4 anos, a criança já é capaz de começar a solucionar pequenos problemas, como consertar um brinquedo.
  • A partir dos 7 anos, as crianças podem lidar com atividades lúdicas e softwares especiais, por exemplo, inserindo um comando para que os robôs realizem funções.
  • A partir dos 14 anos, com maior habituação sobre a linguagem técnica da programação, é possível tornar o ensino mais complexo, ensinando os adolescentes a criarem aplicativos específicos.

Quanto mais cedo as crianças se conectarem de forma saudável com a tecnologia, mais fácil será compreender as mudanças e contribuir para a evolução do nosso planeta.

—-

Nós do Grupo Cuidar, estamos há mais de 15 anos no mercado oferecendo serviços de cuidadores e babás, realizamos todo o processo de seleção de acordo com sua necessidade, e acompanhamos de perto o dia a dia para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Possuímos um banco de dados com profissionais qualificados e com experiência, com isso, queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.

Serviços de Babás em São Paulo:

  • Babá período integral
  • Babá meio período
  • Babá folguista
  • Babá para crianças com necessidades especiais

Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

grupo cuidar