Tá chegando a hora da matrícula! O que considerar na escolha da escola?

Tá chegando a hora da matrícula! O que considerar na escolha da escola?

Reserve alguns dias na sua agenda para a escolha da escola!

A escolha da escola não é tarefa fácil e deve ser feita com calma. É preciso reservar alguns horários em sua agenda, pois nossa dica é que você faça uma visita presencial nas escolas do seu interesse. Se puder leve a família junto, para que todos possam opinar no momento da decisão.

Para te ajudar separamos algumas orientações para você ter em mente o que deve ser analisado durante o processo de escolha da escola:

Localização
Dentro da cidade de São Paulo o item deslocamento da criança e dos pais deve ser levado em conta, pois o trânsito é um fator de estresse e cansaço, principalmente nos horários de picos e dias de chuvas. Então certifique-se que a distância entre a casa, escola e o trabalho dos pais garanta conforto e tranquilidade para todos.

Infraestrutura
As visitas devem ser agendas com antecedência, pois normalmente um funcionário da escola irá te receber para apresentar todas as dependências e como a escola funciona. O ideal que a visita seja marcada no período de aula.

Observe as condições de limpeza, organização, acessibilidade para crianças pequenas e crianças com necessidades especiais, se os banheiros são adaptados para os pequenos e se a instituição aplica os protocolos de higiene estabelecido durante a pandemia.

Verifique se as salas de aula possuem uma boa luminosidade, acústica adequada e arejada. Não esqueça de verificar se a mobília, brinquedos, bebedouros estão em boa conservação e limpos.

Certifique-se que a escola obedece às diretrizes dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e o parecer do Conselho Nacional de Educação n.º 28/1998 em as classes devem possuir uma professora ou um professor para cada 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos; uma professora ou um professor para cada 15 crianças de3 anos; uma professora ou um professor para cada 20 crianças acima de 4 anos.

Atividades extras
Atividades extracurriculares dentro da própria escola é uma ótima opção para facilitar a logística da família, e com isso a criança terá oportunidade de praticar esportes ou aprender outras matérias ligadas a música, artes, idiomas entre outros dentro da própria escola. Lembre-se que são atividades que não fazem parte da mensalidade.

Uniformes
99% das escolas privadas exigem o uso do uniforme para o ensino infantil. Entenda as regras da instituição e como adquiri-los.

Apresentação do PPP
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser apresentado por todas as instituições escolares para orientar os pais e os alunos sobre as atividades durante um ano letivo.

O PPP que irá determinar quais são os objetivos da escola, as competências que os alunos desenvolverão e como a escola realizará isso. Então, é essencial que os pais estudem esse documento a fim de compreender quais são os conteúdos lecionados, a metodologia da escola, os métodos de avaliação e outras questões.

É neste momento que você deve entender junto com a escola se a proposta pedagógica e os valores da instituição refletem seu propósito de vida, além de outras necessidades essenciais para a criança e à família.

Recursos tecnológicos
Em tempos de pandemia, é muito importante entender os recursos tecnológicos que a escola dispõe e quais metodologias estão sendo usadas para as aulas virtuais. Peça para a escola compartilhar as experiências de outras crianças na adaptação das aulas online.

Reputação da instituição
Assim que você já tiver uma lista de escola que pretende visitar, faça uma pesquisa na internet e converse com pais e alunos para obter informações sobre as instituições. Não esqueça de avaliar o corpo docente, se a escola conta com especialistas e se possui programa de educação continuada para os professores.

Regras sobre os responsáveis pela retirada da criança
Caso você não opte pelo transporte da escola, verifique quais são as regras estipuladas referente quem leva e quem busca a criança na escola. Se sua babá será a responsável por isso, entenda quais documentos ela deverá disponibilizar, e não esqueça de apresentá-la para a equipe que ficará encarregada de entregar a criança.

Fase de adaptação
A adaptação dos pequenos nos primeiros dias, será o teste que você e sua criança farão para ter certeza da escolha. Porém muitas escolas possuem regras para essa fase, e aqui cabe a transparência e muito diálogo entre os pais e a coordenação da instituição para esse momento especial.

Vale ressaltar que cada fase nova dos pequenos é o começo de uma nova história para todos, e a escola é o local onde ele terá desafios e oportunidades de aprendizado que serão fundamentais por toda a vida dele.

Para finalizar, é importante que os pais estabeleçam uma relação de confiança, respeito e amizade com o corpo docente e demais equipes da escola, o bom relacionamento ajudará a criança a ter um bom desempenho, se sentir segura e tranquila em relação ao novo ambiente.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães.

Fale conosco agora mesmo!

 

Fonte: revistacrescer.globo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.