Tratamento do crescimento – como é feito?

Tratamento do crescimento – como é feito?

O endocrinologista é o especialista indicado para o acompanhamento e tratamento do crescimento!

Desde 1950 hormônio GH tem sido utilizado para o tratamento do crescimento em crianças e adolescentes com diagnóstico da deficiência de GH (DGH).

O GH é o hormônio produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio, presente em todas as pessoas normais. A falta deste hormônio durante o crescimento não permitirá alcançar a estatura adulta normal.

De acordo com o site endocrino.org.br o diagnóstico da deficiência do hormônio do crescimento é feito por meio de exames de sangue, que medem os níveis hormonais do corpo, e exames de imagem, como o raio-x e a ressonância magnética, que avaliam a idade óssea da criança e podem mostrar possíveis alterações no cérebro, por exemplo, onde está situada a hipófise. Também é importante monitorar a altura por meio do padrão de crescimento de crianças da mesma idade e sexo.

O endocrinologista é o especialista indicado para o acompanhamento e tratamento do crescimento, que é feito através de aplicações subcutânea de injeções do GH, ou, mais conhecido como Somatotropina. Na maioria dos casos, a aplicação deve ser feita uma vez ao dia até que o adolescente atinja a maturidade óssea, que é quando as cartilagens dos ossos longos se fecham, pois quando isto acontece já não há mais possibilidade de crescer, mesmo tomando o GH.

Lembre-se que será o pediatra quem deverá identificar qualquer tipo de alteração ligada ao crescimento da criança, e caso haja a necessidade de uma investigação específica, o Endocrinologista Pediátrico deverá ser consultado. Leia em nosso blog  “Como saber se a criança está crescendo ou não?”

Uma boa notícia é que apesar de ser um tratamento muito específico e de alto custo, atualmente, o Governo Federal em parceria com a Fiocruz oferece o medicamento pelo SUS através das farmácias de alto custo, clique aqui para saber mais.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

grupo cuidar babás

 

 

Fontes:
endocrino.org.br
tuasaude.com

Leave a Reply

Your email address will not be published.