37° é febre ou não é?

37° é febre ou não é?

Quando considerar que o indíviduo está com febre?

De acordo com o Ministério da Saúde a temperatura normal de uma pessoa oscila fisiologicamente entre 36º C (início da manhã) e 37,5º C (fim da tarde), considerando fatores internos e externos do corpo do indivíduo.

Quando alguém está com febre, é sinal que algo está errado com o organismo. Nosso sistema de defesa é ativado e na maioria das vezes a temperatura do corpo se eleva. Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo esse mecanismo de defesa é controlado, pelo centro termorregulador – um verdadeiro termostato que controla a temperatura do corpo e que fica localizado numa região do cérebro chamada hipotálamo.

A temperatura do corpo pode ser medida por diversos tipos de termômetro. Para cada método utilizado há um patamar de referência, digamos que acima de 37,8ºC podemos considerar uma pessoa em estado febril.

Abaixo ilustração representativa das fases da elevação da temperatura:

termometro

Fonte da imagem: www.tuasaude.com

Seja qual for o motivo da elevação ou queda de temperatura do corpo de um indivíduo, o médico deve ser consultado imediatamente. Lembrando que a temperatura corporal pode subir por excesso de agasalho, exposição prolongada ao sol, ficar por muito tempo em ambiente aquecido entre outros fatores que devem ser levados em consideração.

Abaixo separamos alguns tipos de termômetros e suas funcionalidades para a medição da febre:

  • Termômetro axilar: são usados para medir a temperatura do corpo através das axilas, debaixo do braço mantendo os mesmos fechados. Pode ser encontrado no modelo analógico – o famoso termômetro de mercúrio – ou no modelo digital:
  • Termômetro de mercúrio ou analógico: deve ser colocado na axila com a ponta metálica encostada na pele, esperar por 3 minutos para verificar a temperatura que será indicada pelo traço colorido.
  • Termômetro digital: O sensor é colocado no centro da axila, após ficar 3 minutos em contato com a pele, é emitido um bip e a temperatura pode ser vista por um visor.
  • Termômetro auricular: pode ser considerado um modelo digital, por realizar a medição instantaneamente através do infravermelho. Basta posicioná-lo na entrada do ouvido, puxar levemente a orelha para cima e para trás. O resultado é rápido e aparece no visor entre 1 e 2 segundos em média.
  • Termômetro sem contato (por infravermelho): muito usado durante a pandemia por estabelecimentos comerciais, com tecnologia infravermelha funcionam à distância. Basta apontar o aparelho para a testa da pessoa para que a medição seja realizada instantaneamente.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

grupo cuidar

Leia também em nosso blog:
A Icterícia é uma doença?
Como cuidar do coto umbilical? 

 

Fontes:
Ministério da Saúde
Sociedade de Pediatria de São Paulo
Tua Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published.