Alimentos amigos do colesterol e da pressão arterial

Alimentos amigos do colesterol e da pressão arterial

3 grupos de alimentos para evitar o colesterol alto

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. É importante para a formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação. Porém, para o bom funcionamento do organismo, é preciso manter as taxas regulares. Existem dois tipos principais de colesterol:

  • HDL, considerado “colesterol bom”
  • LDL, denominado de “colesterol ruim”

O desequilíbrio destes dois tipos de colesterol no organismo, torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana.

O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares. Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile. Os níveis de colesterol no sangue dependem, principalmente da capacidade do fígado em removê-lo.

Vale lembrar que pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem apresentar o colesterol alto.

A melhor forma de prevenir o colesterol alto é manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades física e fazer acompanhamento médico.

Abaixo seguem alguns alimentos que podem auxiliar no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares, de acordo com o site: https://www.diabetes.org.br :

  1. Frutas com perfil antioxidante: maçã / uva / amora / frutas vermelhas / frutas cítricas / abacate
  2. Alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, aveia, linhaça, vegetais em geral, leguminosas como feijões e soja, sementes
  3. Peixes ricos em ômega-3: salmão, atum, sardinha, anchova, bacalhau.

Leia também as orientações do Ministério da Saúde para uma alimentação cardioprotetora:

Acesse: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cardioprotetora.pdf

6 tipos de alimentos para ajudar a controlar a hipertensão

Normalmente a pressão alta está relacionada com o aumento da idade ou com causas relacionadas.

A hipertensão arterial ou pressão alta como é conhecida, se dá pelo aumento anormal da pressão do sangue que circula pelas artérias do corpo durante um período longo.

Segundo o site saude.abril.com.br, a doença lidera o ranking das causas de morte no mundo todo, e apesar de não ter cura, a pressão alta pode ser controlada com tratamento adequado e acompanhamento médico.

Praticar exercícios físico regularmente, controlar o estresse, evitar fumar, não ingerir bebida alcoólica e manter uma alimentação saudável são algumas formas para evitar a pressão alta.

Invista em uma alimentação rica em fibras, proteínas, cálcio, potássio, magnésio e gorduras insaturadas, como:

  1. frutas
  2. carnes magras: preferir peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas
  3. gorduras boas: castanhas, amendoim, nozes, avelãs, azeite
  4. grãos integrais, como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa
  5. legumes e verduras
  6. leite e derivados desnatados

Vale lembrar que tanto o colesterol alto como a hipertensão são doenças silenciosas, e por este motivo é importante manter uma rotina de consultas com especialistas.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

grupo cuidar

 

 

Fontes:
https://saude.abril.com.br/
Ministério da Saúde
https://www.diabetes.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.