Como cuidar do coto umbilical?

Como cuidar do coto umbilical?

Os cuidados com o umbigo nos primeiros dias do recém-nascido!

Os primeiros dias do recém-nascido são cheios de atenção com o bebê e também com a mãe. Um deles é com o umbigo da criança que necessita de cuidados especiais. Ao nascer o umbigo é cortado em um procedimento sem dor para o bebê, restando um pedacinho no umbigo chamado de coto umbilical.

O coto umbilical, por alguns dias, cerca de 10 a 20, passa por um processo de ressecamento até cair naturalmente, porém, neste período é preciso higienizá-lo diariamente para não haver infecções no local.

Durante esta fase é muito importante o acompanhamento do pediatra, pois pode ocorrer do umbigo apresentar secreção amarelada, sangrar um pouquinho e exalar um cheiro desagradável.

Dicas para limpar o umbigo do bebê

O umbigo do bebê deve ser mantido limpo e seco para evitar qualquer tipo de infecção. Use hastes com algodão e álcool a 70%. A higiene do coto precisa ser feita em todas as trocas de fralda e o umbigo deve secar naturalmente.

Após a higienização e quando o coto estiver bem sequinho, pode ser coberto pela fralda. Não é necessário curativos ou faixas. Caso o umbigo entre em contato com xixi, faça a higiene do coto com água e sabonete ou somente com água.

Durante os primeiros meses após o parto, as consultas médicas são muito importantes para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê e também da saúde da mãe. Será o médico quem irá analisar:

  • O desenvolvimento do bebê;
  • Alimentação da mãe;
  • A amamentação e o sangramento vaginal;
  • A cicatrização e/ou retirada de pontos, se necessário;
  • O calendário de vacinas;
  • Métodos contraceptivos mais indicados durante a amamentação
  • Entre outros…

Não se preocupe! Os cuidados com o coto umbilical é só uma fase que todos os bebês passam.

Leia também em nosso blog: Dicas para manter o bebê e a babá protegidos!

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

grupo cuidar

 

Fontes:
Lillo.com.br
Ministério da Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published.