O poder da Horticultura para o idoso.

O poder da Horticultura para o idoso.

Você deve concordar conosco, comer um alimento fresquinho, colhido na hora tem outro sabor, não é mesmo?!

De acordo com os sites de pesquisas, durante a pandemia houve uma procura muito grande de pessoas interessadas no cultivo orgânico em casa. De acordo com os especialistas, praticar a horticultura é uma excelente terapia, principalmente para os idosos, sem contar que é uma fonte de nutrientes e vitaminas na alimentação diária, além é claro, de aumentar o prazer em comer.

Ter uma pequena horta não é mais privilégio de quem mora em uma casa com quintal, é possível cultivar ervas e temperos em vasos ou canteiros em ambientes menores, como as varandas de apartamento.

Incentivar o idoso a ter atividades práticas é muito importante para evitar o sedentarismo, e a horticultura é uma atividade que traz vários benefícios como: bem-estar, alimentação saudável e até mesmo redução de custos.

Dependendo do local e da capacidade física do idoso, plantar pode até se tornar uma fonte de renda extra. Veja o que você precisa para praticar a horticultura com seu idoso:

Local

Comece escolhendo o lugar adequado para colocar as plantas, lembrando que o ambiente precisa ser arejado e com luz solar pelo menos uma parte do dia.

Vasos ou jardineiras

É importante planejar qual o incipiente e o local onde será cultivada a horta, vasos e jardineiras são opções simples e fáceis para quem quer começar. Mantenha os vasos em uma altura que não haja esforço físico, e que não exija ficar em uma mesma posição. Considere construir ou separar um local que tenha uma altura apropriada para garantir conforto e funcionalidade no plantio e a manutenção dos vasos.

Utensílios e nutrientes

Para facilitar o manuseio durante a plantação conte com ferramentas próprias para jardinagem como pá, colher, regador e pulverizador. Não se esqueça de incluir no kit, nutrientes e adubos para vitaminar a terra.

Opções de cultivos

De acordo com o site plantei.com.br algumas hortaliças se desenvolvem bem em vasos e são indicadas para quem vai começar uma horta, são elas:

  • Alecrim: adapta-se facilmente a diferentes temperaturas, desde que não sejam muito altas ou baixas. O solo para plantio de alecrim deve ser regado com frequência. No entanto, depois de desenvolvida, é possível ficar até 3 dias sem regar.
    90 dias após o plantio já é possível fazer a colheita. O alecrim pode ser usado no preparo de diferentes tipos de carnes, peixes e batatas, seu aroma é de dar água na boca.
  • Hortelã: muito utilizada na culinária, pode ser usada em molhos, grelhados, assados, sucos, sobremesas e na decoração de pratos. Possui raízes invasoras que não gostam de vizinhos. Por este motivo, é necessário que o plantio dela seja realizado em vaso individual. A raiz dessa hortaliça é muito profunda e, quando cultivada diretamente no solo, pode se tornar uma “praga”.
    A hortelã é uma planta que precisa de bastante água e local protegido do vento. Quando a planta está ganhando flores o sabor e o aroma são mais intensos. Por esse motivo, recomenda-se a colheita nesta época.
  • Manjericão: famosa por exalar muito perfume deve ser cultivada em locais com temperatura superior a 18°C e com bastante exposição solar. Assim como a hortelã, o manjericão é uma planta que necessita de bastante água, por isso é necessário regá-lo diariamente, mas de forma moderada, para que não o encharque. Após 90 dias do plantio já é possível fazer a colheita, indicado para temperar carnes brancas (frango, peru), omeletes, molhos para massas e carnes.

O contato com as plantas e a terra favorece para o bem-estar e para aproximação de uma alimentação saudável do idoso.

Para manter uma horta é preciso de cuidados e dedicação, e pode se tornar uma ferramenta para demonstrar emoções contribuindo com novos objetivos e uma vida em harmonia.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

grupo cuidar

 

 

 

Fontes:
portaldoenvelhecimento.com.br
plantei.com.br

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.