7 dicas de cuidados com o idoso no frio!

7 dicas de cuidados com o idoso no frio!

Durante o inverno é preciso tomar alguns cuidados com o idoso!

Este ano o inverno está muito mais intenso. Já foram registradas temperaturas negativas no Sul e Sudeste do Brasil, e temperaturas baixíssimas no Norte e Nordeste.

As pessoas com problemas respiratórios e os idosos são os que mais sofrem durante o inverno. Além do frio, o ar se torna mais seco contribuindo no ressecamento da pele que pode causar rachaduras e machucados. Baixa imunidade, dores crônicas, gripe e pneumonia, são algumas das várias doenças que podem aparecer neste período.

Para proteger seu idoso (a) dos impactos do frio, siga abaixo as orientações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia:

  • Utilize roupas e agasalhos quentes e adequados, como bonés, luvas, meias, toucas, mantas entre outros;
  • Uma boa opção para se manter aquecido é tomar bebidas quentes como chás, chocolate, bem como optar por sopas e caldos, que além gostosos são nutritivos;
  • O banho deve ser rápido e de preferência durante o dia para evitar a friagem da noite;
  • A pele deve ser hidratada com cremes e produtos próprios para cada tipo de pele, é recomendado consultar um dermatologista para evitar qualquer tipo de alergia;
  • Manter as vacinas contra gripe e pneumonias atualizadas;
  • Com acompanhamento de um especialista incentive a realização de atividades físicas dentro de casa, como alongamentos ou fisioterapia. Se puder opte por passeios em locais como shoppings centers, pois ajuda a quebrar a rotina e o ciclo da imobilidade;
  • Para manter a produção da vitamina D de forma natural, sempre que puder, aproveite os dias ensolarados para uma caminhada ou um banho de sol.

Não esqueça de preparar a casa para esta época, verifique se existe a passagem de correnteza de ar em portas e janelas. Aumente o número de cobertas durante o sono. Se for preciso faça uma adequação nos tapetes para manter os ambientes para que o idoso fique mais quentinho e confortável.

Lembre-se que mesmo após todos esses cuidados, caso o idoso(a) apresente sintomas da gripe, calafrios ou dificuldade para respirar, procure imediatamente por um médico.

Leia também: Entenda o efeito da baixa umidade do ar para o idoso.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 15 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

grupo cuidar

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.