7 dicas para a babá ajudar no desenvolvimento do aprendizado dos pequenos

7 dicas para a babá ajudar no desenvolvimento do aprendizado dos pequenos

A babá tem um papel muito importante no desenvolvimento do aprendizado dos pequenos, pois será ela que ficará a maior parte do dia com a criança.

É válido lembrar que olhar é diferente de cuidar. O cuidar vai muito além de manter a higiene e alimentação da criança em dia. Segundo a Dra. Juliana Antola Porto, Neuropediatra – “Na Primeira Infância, toda a aprendizagem acontece por meio das relações que a criança experiência. Os cuidadores devem estar atentos e devem dispender TEMPO interagindo com as crianças. Não é necessário que se invista em tecnologias, brinquedos e materiais dispendiosos. As crianças aprendem através de brincadeiras desafiantes e prazerosas, por experiências que estimulem seus sentidos e em contextos nos quais se sintam atendidas, protegidas e amadas”.

O período escolar também requer cuidados e atenção especial, e um tema que deve ser alinhado com a babá é referente a lição de casa. De acordo com o site mundoeducacao.uol.com.br, segundo dados coletados através de pesquisas, 43,2% dos alunos que não realizam essa atividade de forma devida, apresentam os piores desempenhos nos estudos. Então, o ideal é fazer um alinhamento com a profissional de como deve ser a rotina das tarefas em casa, e quem ficará responsável por garantir que seja realizada, lembrando que é importante que os pais acompanhem de perto todas as atividades escolares.

Veja abaixo algumas dicas que você pode orientar a babá para ajudar no desenvolvimento da aprendizagem da criança:

Cores

Entre uma troca e outra de roupa, pergunte para a criança qual a cor ela mais gosta, da blusa verde ou da amarela. Isso pode ser feito também com brinquedos, copos, pratos e talheres.

Autonomia

Incentive a criança a se vestir sozinha, peça para ela colocar uma perna primeiro e depois a outra. Isso pode ser feito também, durante a alimentação ao deixar os pequenos se servirem sozinhos de saldas, legumes, entre outros alimentos que sejam fáceis de manusear.

Jogos

De acordo com o site https://educador.brasilescola.uol.com.br/ as brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do indivíduo – imaginação, fantasia, símbolos – e o mundo externo – realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles. Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possam expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade.

Leitura

O momento da leitura deve ser algo prazeroso, devendo ser introduzida de forma natural na rotina das crianças, respeitando o limite de atenção que a criança dá para a história que está sendo contada. Atente-se aos assuntos que mais chamam atenção e interaja com ela fazendo perguntas e envolvendo a criança na história.

Números e Quantidades

Uma ótima oportunidade da criança começar a entender sobre os números é incentivá-la a contar os brinquedos, livros, entre outros. Durante uma receita, a incentive a participar deixando-a colocar os ingredientes que exigem medidas e quantidades exatas, como x colheres de açúcar ou x xícaras de farinha.

Formas geométricas

As formas geométricas podem ser apresentadas por meio de brinquedos educativos ou, através de atividades de pintura e recortes que também ajudará na coordenação motora dos pequenos.

Veja quantas dicas interessantes que você pode inserir na rotina da sua babá para ajudar as crianças no desenvolvimento do aprendizado. Aproveite para ler aqui em nosso blog:

Como a babá pode ajudar na educação das crianças?

Qual a diferença entre os métodos de ensino que as escolas oferecem?

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães.

Fale conosco agora mesmo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.