Como a babá pode ajudar na educação das crianças?

Como a babá pode ajudar na educação das crianças?

Você sabia que foi a partir dos anos 80 que a educação infantil foi modificada para ser tratada com caráter educacional?

Até o início da década de 80 a educação infantil era atrelada à questão do cuidado apenas. Nesta época era muito comum professoras virarem babás e babás virarem professoras. Mas a mudança na concepção da educação dos pequenos trouxe benefícios para ambas as profissões. Tanto as babás como as professoras do ensino infantil se profissionalizaram, e hoje contamos com um serviço qualificado em ambas as áreas.

Mas onde queremos chegar, é muito comum pais e mães terem dúvidas sobre o papel da babá na educação das crianças. É importante lembrar que o contato com a profissional nos primeiros anos de vida é de uma relação bem próxima e dotada de certa dependência. Considerando isso, temos que ter em mente que os pequenos irão crescer com várias referências ao seu redor, e é aqui o segredo para pais e babás educarem as crianças da melhor forma possível.

De acordo com Roberta Palermo, terapeuta de família e escritora do livro Mãe/Babá: Manual de Instruções (Summus Editorial), a babá deverá orientar a criança de acordo com os princípios da família. Para os pais que ficam mais ausentes por conta dos compromissos profissionais, é fundamental que, no período de adaptação da babá, os responsáveis ensinem para a profissional seus valores, estilo de vida, regras, limites e toda a rotina da casa para que tudo e todos estejam conectados e abertos ao diálogo, e lembre-se qualquer relacionamento precisa ser cuidado dia a dia.

Em relação especificamente a educação dos pequenos, todas as pessoas em sua volta servirão de referência para assimilar, compreender, testar suas habilidades e imitar atitudes. Os adultos, independente de quem for, são o ponto de conexão mais próximo com a sociedade. Então é necessário deixar bem alinhado que todos serão importantes no processo ensino aprendizado, e a babá por sua vez, deverá ter a consciência que sua ajuda será fundamental, pois desde uma brincadeira lúdica a uma contação de história, tudo fará parte do desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Seguem algumas dicas para ajudar os pais em relação ao papel da babá:

Crie uma agenda diária ou semanal com a babá. Fizemos uma pesquisa com algumas mães, e produzimos um modelo de agenda diária, que contempla os aspectos mais importantes da rotina da criança, e as atividades que envolvem a babá.

É interessante que tanto o pai quanto a mãe participem de algumas rotinas da criança. Mesmo trabalhando fora e tendo o dia bastante agitado, podem ficar responsáveis pelo banho da criança, por ofertar a refeição ou auxiliar na lição de casa, sempre mantendo as regras estipuladas quando não estão em casa. A família, mesmo com auxílio de pessoas contratadas ou de familiares, é quem por meio de cuidados e atenção cria as condições para a formação do caráter da criança, permitindo-a a fazer as melhores escolhas na vida.

O levar e trazer da escola, também é uma ótima oportunidade de aprimorar os laços afetivos, porém sabemos que nem sempre isso é possível. No caso de crianças que utilizam o transporte escolar, os pais podem fazer a entrega da criança, passando um tempo maior em família e acompanhando o dia a dia da criança.

Crie uma relação de confiança, respeito e amizade com professores e demais equipes da escola, o bom relacionamento ajudará todos a sentirem seguros e tranquilos em relação ao desempenho escolar.

Participe das reuniões, festas e eventos escolares, os pais demonstrando-se ativos neste processo tornam-se uma referência para a criança.

O primeiro ano escolar será de muito aprendizado, principalmente para os pais de primeira viagem, mas a transparência nas regras e na comunicação com todos os envolvidos é o caminho para os bons resultados. O papel da babá será fundamental na transmissão dos valores da família e educação das crianças, impactando positivamente em como elas devem conviver em sociedade.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães.

Fale conosco agora mesmo!

 

Fonte: guiame.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.