7 dicas para orientar sua babá em relação alimentação da criança

7 dicas para orientar sua babá em relação alimentação da criança

Será a babá que garantirá a rotina alimentar dos pequenos!

A contratação de uma babá não é tarefa fácil, requer alguns cuidados, e temos algumas dicas para você aqui em nosso blog. De qualquer forma, esse momento irá chegar, e será fundamental que a família tenha bem claro seus valores educacionais, rotinas e objetivos no que se diz respeito aos serviços da profissional. Essa relação deve ser pautada no bom senso, transparência, com regras claras e sentimento de parceria entre todos.

A babá terá um papel fundamental em relação a alimentação dos pequenos, será ela quem garantirá que a rotina seja aplicada e que eles comam alimentos saudáveis.

Então vamos lá! Seguem algumas dicas para você orientar sua babá em relação as refeições das crianças:

  1. Faça uma lista dos alimentos que a criança gosta e de alimentos que devem ser inseridos no cardápio.
  2. Faça, também, uma lista de alimentos que a família não costuma comer, ou que não devem ser oferecidos em hipótese alguma.
  3. Detalhe o preparo das refeições, como o leite, mingau, frutas e qualquer outro alimento, incluindo medidas que devem ser usadas e temperaturas recomendadas. Lembrar que a criança deve ser orientada até o fim da refeição e ressaltar os costumes da família durante as refeições.
  4. Mostre para a babá como a criança deve se sentar, em casos de bebês, a cadeira de alimentação (fixa ou portátil) deve ser usada, pois ajuda os pequenos a ficarem no mesmo nível de altura dos adultos na mesa durante as refeições.
  5. Crie para sua babá uma tabela com os horários das refeições, incluindo os lanches, e o que exatamente deve ser oferecido para a criança. Essa será uma excelente forma de todos acompanharem a alimentação dos pequenos, e também ajudará nas compras do supermercado.
  6. Oriente com clareza a babá quais atitudes devem ser tomadas em momentos de birras ou agressões da criança. Lembrando que deve ter coerência com a mesma atitude dos pais quando estão em casa.
  7. Caso a família tenha uma alimentação diferente, seja uma restrição, vegana, vegetariana, por motivo religiosos, culturais, entre outros, sugerimos que os pais façam uma sabatina de informação, como se fosse um workshop para explicar com detalhes como a babá deve proceder com as refeições. Compartilhe com a profissional bibliografias, vídeos, artigos sobre o tema, para que ela se sinta segura e confiante no momento de orientar a criança durante as refeições.

Uma informação muito importante, a babá não é obrigada a seguir as restrições alimentares da casa, por ela ter um trabalho que exige esforço físico e emocional, ela precisa se alimentar bem. Neste caso, providencie uma alimentação adequada e considere os horários dela de refeição ao planejar a rotina da criança.

Leia também em nosso blog:

Agenda diária para babás

Qual o momento certo para contratar a babá?

Como ter sucesso na hora de contratar a babá!

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães.

Fale conosco agora mesmo!

Fontes:
Revista crescer
pediatraorienta.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.