A partir de janeiro de 2022 a prova de vida deverá ser feita no mês do aniversário do beneficiário.

A partir de janeiro de 2022 a prova de vida deverá ser feita no mês do aniversário do beneficiário.

Prova de vida volta a ser obrigatória para os beneficiários do INSS.

Todos os beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício.

Devido a pandemia a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa temporariamente, porém a partir de janeiro de 2022, independente do vencimento da prova de vida, o segurado deverá fazer o procedimento no mês do aniversário para não ter o benefício suspenso ou bloqueado.

Para realizar a prova de vida o beneficiário deve comparecer ao banco no qual recebe o pagamento no mês do aniversário. Basta informar a um funcionário habilitado do banco para realizar o procedimento.

Em caso de biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), o beneficiário poderá fazer a comprovação pelo aplicativo do “Meu INSS”, sem necessidade de ir ao banco – clique aqui para saber mais.

Se o beneficiário não conseguir realizar a prova pela rede bancária ou pelo aplicativo “Meu INSS”, a pessoa deverá entrar em contato com a Central 135 para agendar um atendimento em uma Agência da Previdência Social.

Importante lembrar, que o beneficiário do INSS tem um prazo máximo de 6 meses para realizar a prova de vida, caso ultrapasse esse prazo o benefício será cancelado. Para a reativação do benefício será necessário solicitar pelo Meu INSS – siga as orientações no link abaixo:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-reativacao-de-beneficio

Atenção aos golpes!

O INSS não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida.

Caso haja alguma dúvida entre em contato com o banco no qual recebe o benefício ou ligue para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Possuímos um banco de dados com profissionais qualificados e com experiência, com isso, queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.

Nossos serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

Siga nosso Instagram!

grupo cuidar

 

Fontes:
G1
INSS