A criança deve usar protetor solar em qualquer hora do dia!
Por conta do isolamento social, muitas famílias evitaram viajar nos últimos dois anos, porém, com a liberação e a volta dos passeios, as férias este ano, prometem serem mais divertidas. Contundo, não podemos esquecer dos cuidados com a pele das crianças em exposição ao sol.
Janeiro Bronze é uma campanha da Sociedade de Pediatria de São Paulo para conscientização de todos sobre a importância da prevenção dos efeitos imediatos da exposição solar – queimaduras, brotoejas, infecções de pele e dermatoses, por exemplo – como também dos efeitos silenciosos do sol em médio e longo prazo, como lesões pigmentadas (pintas), que podem apresentar um curso benigno ou não ao longo da vida.
De acordo com Claudio Barsanti, coordenador das campanhas da SPSP – “a diminuição da procura pelo pediatra durante a pandemia prejudicou as consultas de puericultura, momento no qual o médico acompanha, avalia e orienta pais, cuidadores e responsáveis. A volta aos poucos das consultas de rotina deve ser aproveitada para discutir e aconselhar sobre o momento de diversão das crianças, seja em casa, na praia, no clube, no parque. É preciso ter a devida atenção aos fatores de risco ligados à estação mais quente do ano, não só pelas complicações decorrentes do excesso de exposição solar, hidratação, alimentação e vestuário, mas também pela proteção em relação à Covid-19”.
Cuidados importantes para proteger a pele das crianças no sol:
- Use roupas adequadas que protegem a pele contra os raios ultravioletas (UVA).
- Aplique o filtro solar 20 minutos antes do passeio. Dê preferência para marcas conhecidas e que não saem na água. Caso a criação fique mais de 5 minutos em contato com a água, o protetor deve ser reaplicado a cada 3 horas.
- Evite longos períodos de exposição ao sol ou mormaço, a radiação ultravioleta A (UVA) é nociva (acelera o envelhecimento), e os raios infravermelhos podem trazer complicações, principalmente para as crianças. Aproveite os horários de menor incidência dos raios UVA, na parte da manhã até às 10h, e na parte da tarde após às 16hs.
- Mesmo nos melhores horários para o banho de sol, utilize bonés e guarda-sóis para manter a criança protegida e refrescante.
- Hidrate a criança com água, frutas, sucos de fruta ou água de coco, alimento muito nutritivo e fácil de ser encontrado no litoral brasileiro.
Caso a criança apresente alguma indicação de queimadura ou irritação na pele após o banho de sol, procure imediatamente por um especialista médico.
__
Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 15 anos no mercado. Acompanhamos a adaptação durante a implantação do serviço, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis. Oferecemos:
Serviços de Babás em São Paulo:
- Babá período integral
- Babá meio período
- Babá folguista
- Babá para crianças com necessidades especiais
Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:
- Cuidador para intrahospitalar
- Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
- Cuidador para instituição de longa permanência
- Cuidador para pessoas com necessidades especiais
- Cuidador para acompanhamento em exames
- Cuidador para acompanhamento domiciliar
Fonte: spsp.org.br