A Sociedade de Pediatria de São Paulo lançou neste mês a campanha Março Lilás com objetivo de fortalecer a informação referente ao cuidado do bebê prematuro.
“Existem cuidados que devem ser dirigidos especificamente ao bebê prematuro, pois há riscos que são inerentes (ou maiores) nessa população. Dessa forma, diante do aumento na incidência de prematuros e da importância de se ter um atendimento/seguimento adequado, a SPSP destacou esse tema como uma de suas campanhas”. Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP
De acordo com o site www.spsp.org.br – no Brasil, de um total de aproximadamente três milhões de nascimentos em 2019, 11,1% foram prematuros, segundo dados do DataSUS. No Estado de São Paulo, a taxa é de 11,2%, portanto nascem cerca de 66 mil bebês prematuros por ano. Esses dados enfatizam a importância desse segmento de pacientes e justifica a promulgação, em 2009, do Projeto de lei nº 146, que instituiu o Dia da Atenção ao Cuidado do Bebê Prematuro, comemorado todo o dia 14 de março, no âmbito do Estado de São Paulo. Em 2017, a Sociedade de Pediatria de São Paulo lançou a campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro, ampliando a atenção à saúde do prematuro para todo o mês de março.
O objetivo da campanha é informar e capacitar equipes médicas sobre os cuidados e desafios relacionados aos prematuros não só durante a internação, mas também durante o acompanhamento após a alta hospitalar.
O site ainda destaca a importância de intensificar a capacitação das equipes multiprofissionais, constituídas por neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, na prestação dos cuidados especializados que o bebê prematuro e sua família necessitam. É fundamental não só melhorar as taxas de sobrevida desses pacientes, como também garantir qualidade de vida adequada, oferecendo assistência especializada, tanto no pós-natal imediato como também depois da alta hospitalar, munindo a família de informações sobre os principais cuidados para esses pacientes.
A campanha é coordenada pelo Departamento Científico de Neonatologia da SPSP.
“Recém-nascidos prematuros necessitam de cuidados especiais logo após o nascimento e, com muita frequência, acabam sendo internados em UTI Neonatal, necessitando de cuidados não só durante a internação como também durante o seguimento, pós alta hospitalar. O olhar individualizado sobre suas necessidades, a integração e o envolvimento de toda equipe multiprofissional e da família na atenção ao cuidado, fazem toda a diferença na assistência e consequentemente na qualidade de vida desses pacientes”. Maria Regina Bentlin, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPSP
Para ajudar ainda mais todos os envolvidos com bebês prematuros, a SPSP desenvolveu o e-book Manual de Orientação aos Pais, familiares e cuidadores de prematuros após a alta hospitalar – clique aqui para baixar – é gratuito!
Leia também em nosso blog!
_
Nós do Grupo Cuidar, estamos há mais de 15 anos no mercado, realizamos todo o processo de seleção de acordo com sua necessidade, e acompanhamos de perto o dia a dia para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.
Possuímos um banco de dados com profissionais qualificados e com experiência, com isso, queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.
Serviços de Babás em São Paulo:
Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo: