Como contratar um cuidador de idoso?

Como contratar um cuidador de idoso?

O cuidador de idoso profissional é capacitado e treinado para cuidar de pessoas da terceira idade.

Segundo a antropóloga Andréa Moraes Alves, dados da pesquisa ‘Idosos no Brasil – Vivências, desafios e expectativas na terceira idade’ mostram que temos um recorte de gênero na composição domiciliar dos idosos: 71% dos homens moram com as esposas e 51% com pelo menos um filho ou filha. Entre as mulheres, 58% moram com seus esposos e 36% com pelo menos um filho ou filha. Apenas 15% dos idosos vivem sós, porém, possuem alguém em sua rede de apoio para contar em caso de necessidade (filhos, netos, irmãos).

Para Andréa, conforme ocorre a redução do número de filhos e maior instabilidade das relações conjugais, devemos considerar contar com ajuda externa para os cuidados dos nossos idosos.

O cuidar exige esforço e atenção e, considerando que nossas rotinas de trabalho e afazeres domésticos demandam grande parte de nosso tempo, a ajuda profissional é uma excelente forma de propiciar aos nossos entes queridos uma melhor qualidade de vida.

O cuidador de idoso profissional é capacitado e treinado para cuidar de pessoas da terceira idade com ou sem limitações, e o momento certo para a contratação do cuidador é quando a família precisa de ajuda extra. Para o idoso, poder realizar suas atividades sem depender da sua família é um fator importante para o seu bem-estar, e mantê-lo em segurança é essencial para a tranquilidade da família.

O que você deve considerar ao contratar um cuidador de idoso!

Antes de contratar o cuidador, faça uma lista das necessidades que envolvem o idoso, desde alimentação, medicação, limitações físicas e cognitivas, entre outras. Determine o horário de trabalho, as folgas e acordos referentes a horas extras, caso sejam necessárias.

O profissional precisará de espaço para realizar suas atividades, como administrar remédios, caminhar com o idoso, fazer as suas refeições, trocar de roupa, fazer sua higiene entre outras.

A escolha do cuidador profissional é o momento mais importante e desafiador para a família, e por este motivo separamos abaixo algumas dicas para você:

  • O profissional deve apresentar currículo com experiência anterior comprovada
  • Dê preferência para os profissionais que sejam recomendados por alguém ou por uma empresa especializada
  • Avalie as qualificações e os cursos de atualização ou especialização
  • Certifique se o profissional possui a disponibilidade de horário que a família deseja
  • A aceitação do cuidado é importante, portanto, converse bastante com o idoso e envolva-o no processo. Paciência e carinho nos momentos em que houver recusa

Uma excelente opção para você ganhar tempo e garantir segurança e qualidade, é optar em contratar uma empresa especializada em serviços de cuidadores, que poderá te auxiliar em todas as dúvidas e na adaptação dos cuidados.

Nós do Grupo Cuidar, estamos há mais de 15 anos no mercado, realizamos todo o processo de seleção de acordo com sua necessidade, e acompanhamos de perto o dia a dia para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Possuímos um banco de dados com profissionais qualificados e com experiência, com isso, queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.

Nossos serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

Leia também em nosso blog: O que faz e o que não faz o cuidador de idosos

 

Siga nosso Instagram!

grupo cuidar

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.