Contrações de Braxton Hicks

Contrações de Braxton Hicks

Contrações de Treinamento

Em homenagem ao médico Braxton Hicks quem descreveu pela primeira vez este tipo de contração, também conhecida como contração de treinamento, pois é considerada uma maneira do útero treinar para o momento do parto.

Por não ser uma contração expulsiva, não há risco de um parto prematuro. Essas contrações iniciam-se no primeiro trimestre de gravidez, porém são discretas e só passam a serem percebidas no final do segundo trimestre da gestação. Normalmente são rápidas, ocorrem em intervalos irregulares e são imprevisíveis. Conforme a gravidez avança, as contrações de Braxton Hicks se tornam mais comuns e seguem até a última semana de gestação.

Vale lembrar que não são todas as gestantes que sentem as contrações de treinamento. Pode acontecer que as contrações aparecem em uma gravidez e na outra não, e não há nada de errado com isso.

Algumas situações que podem estimular o aparecimento das contrações:

  • Esforço físico
  • Atividade física
  • Relações sexuais
  • Desidratação
  • Bexiga cheia
  • Movimentos do bebê

Como diferenciar as contrações de Braxton Hicks das contrações expulsivas

As contrações de Braxton Hicks normalmente são indolores, acontecem poucas vezes ao dia, e duram menos que 30 segundos. Costumam se localizar na região do abdome e muitas vezes melhoram com uma simples troca de posição, como por exemplo, se a gestante estiver de pé basta se sentar. A hidratação e micção também ajudam a eliminar o desconforto.

As contrações de expulsão são doloridas, e quando surgem seguem uma sequência progressiva e cada vez mais forte. Os intervalos entre uma contração e outra se tornam mais curtos com uma média de 30 a 70 segundos. As dores desta contração normalmente se concentram nas costas e no abdome.

Importante

Não hesite em procurar pelo seu médico se você não conseguir distinguir uma contração da outra, o mais importante é você se sentir segura e confiante de que tudo está correndo bem com você e com o bebê.

 

Leia também em nosso blog:

Por que o emocional da mulher muda durante a gravidez?

Doenças que podem ser detectadas ainda na gravidez.

 

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães.

 

 

 

 

Fontes:
mdsaude.com.br
cordvida.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.