Crianças que brincam serão bons cidadãos!

Crianças que brincam serão bons cidadãos!

Brincando é que se aprende!

A grande preocupação de pais, mães, familiares, babás ou educadores em um mundo contemporâneo, é oferecer subsídios necessários para que as crianças se tornem bons cidadãos. Dentro deste contexto e mesmo com tantos desafios herdados durante o distanciamento social pós pandemia, devemos entender a importância do brincar durante a infância como ferramenta no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil.

De acordo com o artigo A Importância do Brincar na Educação Infantil – publicado no site monografias.brasilescola.uol.com.br – a autora defende a importância do brincar na infância para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. O brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, a criança resolverá conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

Brincar na infância é muito importante para a formação do cidadão, é nas atividades lúdicas que os pequenos serão capazes de vencer seus próprios limites e construir suas próprias aprendizagens, contribuindo no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com o meio em que vive.

Brincar é um ato de aprendizado!

Lev Semionovitch Vygotsky, psicólogo bielo-russo (1896-1934), foi pioneiro no conceito sociointeracionista em que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Sua teoria é uma das mais discutidas na pedagogia contemporânea. Para Vygotsky o desenvolvimento acontece de fora para dentro, através da interação do indivíduo com o meio. Ele defende que o convívio com outras pessoas e suas influências culturais farão com que o indivíduo se desenvolva.

Para Fernando Barroco Zanluchi, autor do livro “O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação” – afirma que a criança brinca daquilo que vive; e sua imaginação lúdica tem base no seu dia a dia. Considerando isso, as crianças estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes, respeitar regras, ampliar o seu relacionamento social e respeitar a si mesma e ao outro dentro do contexto social, com elementos que possibilitam a formação da sua identidade.

Para a autora do artigo “A Importância do Brincar na Educação Infantil”- a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, mas principalmente na infância, na qual ela deve ser vivenciada, não apenas como diversão, mas com objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, visto que o conhecimento é construído pelas relações interpessoais e trocas recíprocas que se estabelecem durante toda a formação integral da criança.

Acreditamos que o brincar é uma ferramenta pedagógica de altíssimo valor agregado que contribui diretamente na construção de bons cidadãos.

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Fontes:
Scielo
brasilescola.uol.com.br
ebiografia.com