Mercado imobiliário lança moradias personalizadas para os longevos!

Mercado imobiliário lança moradias personalizadas para os longevos!

Apartamentos personalizados para o envelhecimento.

O mercado imobiliário está de olho na população com mais de 60 anos devido ao crescimento do número de pessoas idosas no Brasil. Para você entender melhor esse número, leia aqui em nosso blog o artigo “A população com mais de 65 anos cresceu!”.

A nova geração de idosos são independentes, saudáveis e buscam ter uma vida com mais lazer, saúde, conforto e segurança. Por conta destas necessidades, o setor imobiliário está lançando uma série de condomínios com o conceito de aging in place (envelhecer em casa, em tradução literal), que é a capacidade de adaptação do ambiente físico e social à vida cotidiana, ao longo dos anos.

Aqui em São Paulo a construtora Matushita juntamente com a incorporadora PlazzaCorp está lançando o empreendimento Matture Home Life, projetado para moradores idosos.

Atividades como hidroginástica, arteterapia e ginástica funcional já estão inclusas no valor do condomínio. O prédio também oferece fisioterapia, para poupar os moradores de se deslocarem até uma clínica particular, e ainda dispõe de um concierge de prontidão, para resolver todas as necessidades dos condôminos (de compra de ingressos a pagamentos de contas). Além de tudo isso, os elevadores foram projetados para comportarem macas, os banheiros possuem barras de ferro para evitar riscos de queda, e as portas possuem largura necessária para a passagem de cadeiras de rodas.

Imagem ilustrativa do Mature da Matushita

E não para por aí, para incentivar a socialização os moradores contarão com espaço gourmet, academia, bicicletário, horta de temperos, espaço saúde para prática de atividades físicas, piscina, salão de beleza e lavanderia com espaço para costura. Muito bacana não é mesmo!?

Em Porto Alegre o condomínio Vintage Senior Residence, projeto da Cyrela, oferece enfermeiro 24 horas, botões antipânico nos apartamentos, tomadas mais altas para minimizar o esforço de abaixar e levantar para alcançá-las, assistentes virtuais para acender e apagar a luz e sintonizar o programa de TV favorito, e robô de telepresença que se movimenta pela casa.

Em entrevista a revista Casa Vogue, Norton Mello, CEO da BIOENG Projetos, engenheiro civil, mestre em engenharia biomédica e PhD em senior living, comenta que além de todos os requisitos que já citamos acima, o mercado imobiliário deve também pensar muito além das restrições de mobilidade física. Outros fatores devem ser considerados, como o decréscimo da audição, da acuidade visual e o possível surgimento de outras questões de saúde. Além de rampas com inclinações mais suaves, ele cita como essenciais: iluminações com temperaturas mais elevadas em alguns ambientes, contrastes mais evidentes entre mobiliários e pisos, corredores mais largos e com corrimão, pisos antiderrapantes, portas mais largas para a passagem de cadeira de rodas ou andadores e fechaduras ergonômicas.

Muito mais conectados do que anos atrás, os idosos de hoje em dia também fazem uso da tecnologia no dia a dia e podem, ainda, encontrar nela o auxílio para sua rotina. Itens facilitadores, como o reconhecimento facial, automação de ambientes, robôs de telepresença, sensores de movimento, alarmes de incêndio e detectores de vazamento de gás estão sendo incorporados às atividades diárias, em um movimento que Norton define como “um olhar mais empático” do mercado de senior living. (Matéria publicada no site Casa Vogue)

__

Somos uma empresa prestadora especializada em cuidados de todas as idades, voltada para a colocação de profissionais cuidadores em sua residência, fornecendo um serviço personalizado, através de uma equipe especializada, que auxilia na escolha do profissional que melhor se adeque às necessidades de cada família.

Fazemos o acompanhamento de idosos, pessoas acamadas e portadores de deficiências físicas temporárias ou permanentes. Assim como também temos em nossa equipe profissionais acompanhantes para situações pontuais, como o acompanhamento em um exame/consulta, cuidados pós-cirúrgicos, adaptações a novas situações de saúde, etc.

Queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.

Nossos serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

 

 

 

Fontes:
ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias
Revista Exame
Casa Vogue