Portadores de Síndrome de Down – os benefícios em contratá-los!

Portadores de Síndrome de Down – os benefícios em contratá-los!

A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Por isso, também é conhecida como Trissomia do cromossomo 21. Essa condição foi batizada como “down” por causa do último sobrenome de John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1866.

—–

Do online ao offline eles são sucesso por onde passam. Jovens portadores da síndrome de down, trabalham, estudam, namoram e possuem uma vida social bem ativa.

Graças a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), ou lei 13.146/2015 – Lei da Inclusão Social, regulamentada em 2015, pessoas com limitações físicas passaram a ter mais visibilidade e oportunidade no mercado de trabalho. Resumidamente, a lei estabelece normas e regras para possibilitar o acesso dessas pessoas e a participação plena e ativa na sociedade. Além de proporcionar igualdade de direitos, a lei traz visibilidade e valorização do profissional com limitações físicas.

Mesmo em um panorama otimista que vivemos no Brasil, a inclusão social ainda é um tema de bastante discussão. Existe uma série de desafios que as organizações enfrentam no momento da contratação de pessoas com algum tipo de limitação física ou intelectual, tais como: comunicação, logística, segurança, treinamento, preparação da equipe, entre outros. Sem contar a dificuldade de encontrar pessoas que sejam profissionalmente qualificadas.

A boa notícia é que mesmo com tantas dificuldades, contratar um portador de síndrome de Down traz inúmeros benefícios para as empresas e para a sociedade.

Estudo mostra os impactos positivos em contratar um portador da síndrome de Down!

A McKinsey & Company, consultoria empresarial americana reconhecida no mundo todo, realizou um estudo que pode ser lido através do paper “O valor que os colaboradores com síndrome de Down podem agregar às organizações”.

O objetivo do estudo foi testar a tese de que pessoas com síndrome de Down possuem talentos que geram valor às empresas.

De acordo com o estudo considerando as especificidades de cada indivíduo, as pessoas com deficiência intelectual costumam apresentar algumas características comuns. Dentre as pessoas com síndrome de Down (SD), a memória recente restrita e a facilidade de estabelecer vínculos afetivos são características muito frequentes.

Os benefícios são mútuos, para o portador de SD a inclusão ao mercado de trabalho melhora significativamente a qualidade de vida, além de ter a chance de criar novas relações sociais, aprendizados técnicos e desenvolvimento de autonomia. O ambiente empresarial e as funções que nele exercem contribuem para a prática da colaboração, do respeito e da liberdade.

Para as empresas, a contratação desses profissionais gera impacto positivo em algumas dimensões da saúde organizacional, tais como liderança, orientação externa (através do impacto positivo na satisfação do cliente), cultura e clima, motivação, coordenação e controle. Resultados registrados tanto em pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com empresas líderes que optaram por contratar colaboradores com síndrome de Down.

Programa Lado a Lado Rede Drogasil é um sucesso!

A maior rede de farmácias da América Latina, criou o programa Lado a Lado, desenvolvido não apenas para cumprir a lei de cotas, mas também para aprimorar sua própria cultura. O foco do programa é ilustrar a cultura empresarial por meio de recrutamento, treinamento e inserção de pessoas com deficiência em suas lojas espalhadas pelo Brasil.

No início do programa, a empresa percebeu que seria importante identificar atividades que melhor conectassem as habilidades dos funcionários com síndrome de Down e as necessidades das lojas. O atendimento ao cliente, a reposição de mercadorias nas prateleiras, e a venda de revistas provaram-se como as áreas de melhor compatibilidade entre as vocações desses profissionais e as necessidades das lojas.

De acordo com líderes da Drogasil, o programa trouxe um impacto positivo para as equipes e recebeu muitos elogios de clientes.

Sabemos que existem muitos desafios e aprendizado para que as empresas possam receber da melhor forma pessoas com condições especiais. Porém, esses desafios, quando superados, costumam fazer da inclusão de pessoas com síndrome de Down um ciclo virtuoso de ganhos para as próprias pessoas, para a empresa e para a sociedade.

—-

Nós do Grupo Cuidar, estamos há mais de 15 anos no mercado oferecendo serviços de cuidadores e babás, realizamos todo o processo de seleção de acordo com sua necessidade, e acompanhamos de perto o dia a dia para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Possuímos um banco de dados com profissionais qualificados e com experiência, com isso, queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.

Serviços de Babás em São Paulo:

  • Babá período integral
  • Babá meio período
  • Babá folguista
  • Babá para crianças com necessidades especiais

Serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

grupo cuidar

 

 

 

 

 

 

Fonte:
https://alana.org.br/wp-content/uploads/2017/04/Paper_Sindrome_Down.pdf