Entenda quem são os “Silver Gamers”!

Entenda quem são os “Silver Gamers”!

Sabemos que as brincadeiras de crianças de hoje são um pouco diferentes das brincadeiras da época de nossos pais e avós, mas isso não é um limitador para quem quer se divertir. No nosso mundo contemporâneo, totalmente conectado, e considerando as limitações sociais que a pandemia trouxe, os jogos eletrônicos refletem um novo jeito de passar o tempo, principalmente para os idosos.

É isso mesmo! Se você achava que jogo eletrônico é brincadeira apenas de crianças e adolescentes, você precisa conhecer a geração de gamers com mais de 60 anos.

 

gamer

VOVÔ TÁ “ON”!

De acordo com estudo feito pela Global Web Index (GWI), empresa que trabalha com pesquisas de marketing. Houve um aumento de 32% entre os jogadores da faixa etária de 55 e 64 anos nos últimos 3 anos. A pesquisa também apontou que 24% dos pais e avós consideram que jogar com os filhos e netos “é um momento para a família”. E não pense você que eles só querem passar o tempo, segundo o site www.espn.com.br o Silver Snipers é a primeira equipe profissional sênior com mais de 60 anos, que viaja o mundo para enfrentar outros times em diversos campeonatos de games. A missão do grupo é mostrar que a idade é apenas um número.

Hamako Mori com 90 anos é a idosa mais famosa do mundo dos games. Ela se tornou uma sensação na internet por suas habilidades de jogo, apesar da idade. Seu canal no YouTube, atualmente, já possui mais de 530 mil inscritos. Em uma entrevista ao Guinness World Records declarou:

“Depois de viver tantos anos, sinto mais do que nunca que jogar videogames por tanto tempo foi a escolha certa. Estou realmente gostando da minha vida – é uma vida cor de rosa”.

E não para por aí não, um casal de idosos dos Estados Unidos, Bruce e Karen, recorreram aos aplicativos de classificados para pedir ajuda de alguém que pudesse ensiná-los a jogar. O pedido foi atendido por um jovem tutor, que não só ensinou o casal a jogar como também ativou várias opções de acessibilidade, devido as limitações físicas que Bruce apresenta. Além disso, o tutor ensinou o casal a assistir tutoriais no YouTube para vencer fases mais difíceis e montar estratégias de combate.

Benefícios físico e psicológicos para os idosos gamers

Não é só de diversão que estamos falando, de acordo com algumas pesquisas já é possível identificar melhora no humor, na autoestima, nas questões cognitivas, motora e, diminuição da depressão em idosos gamers.

Em entrevista ao site www.tecnoblog.com.br Ana Lucia Nakamura, pesquisadora de jogos digitais e não digitais com idosos, afirma que há inúmeras pesquisas nacionais e internacionais comprovando as contribuições dos jogos para as várias faixas etárias. “Especificamente para os idosos, além da manutenção e melhora cognitiva, os benefícios dos games reverberam positivamente em outros aspectos, que ajudam a manter a mente ativa”, conta Nakamura que é formada em Ciência da Computação pela UNIP (Araraquara-SP) e pós-graduada no Mestrado (2015) e Doutorado (2020) pela PUC-SP, no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

Para os idosos os videogames são benéficos no processo de inclusão e socialização, e pode ser usado como terapia complementar.

Uma dica, pense bem antes de presentear seu idoso ou idosa com um pijama ou chinelo, quem sabe um videogame não seja uma melhor escolha! #FicaADica

__

Somos uma empresa prestadora especializada em cuidados de todas as idades, voltada para a colocação de profissionais cuidadores em sua residência, fornecendo um serviço personalizado, através de uma equipe especializada, que auxilia na escolha do profissional que melhor se adeque às necessidades de cada família.

Fazemos o acompanhamento de idosos, pessoas acamadas e portadores de deficiências físicas temporárias ou permanentes. Assim como também temos em nossa equipe profissionais acompanhantes para situações pontuais, como o acompanhamento em um exame/consulta, cuidados pós-cirúrgicos, adaptações a novas situações de saúde, etc.

Queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.

Nossos serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

grupo cuidar

 

 

Fontes:
Tecnoblog.com.br
Espn.com.br