O que você precisa saber sobre alimentação saudável na infância.

O que você precisa saber sobre alimentação saudável na infância.

Crie uma rotina com hábitos saudáveis para toda a família.

A obesidade infantil entre outras doenças ligadas alimentação, devem ser prevenidas desde a concepção do bebê. Estudos mostram que gestantes que possuem uma rotina de alimentação saudável correm menos riscos de ter hipertensão, diabetes e outras doenças durante a gravidez e, ajudam a diminuir fatores que contribuem com a obesidade infantil.

Hábitos de alimentação saudável incluindo o consumo regular de frutas e legumes, é essencial para o desenvolvimento das crianças. Em entrevista ao site pediatraorienta.org.br, Prof. Dr. Rubens Feferbaum, pediatra e nutrologo, reforça que uma alimentação apropriada contribui para saúde física e mental dos pequenos.

O aminoácido triptofano, precursor da serotonina, responsável pelo bem-estar físico e mental pode ser encontrado em alimentos como:  peixes, ovos, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, linhaça, aveia, arroz integral e queijo tofu.

Outro fator de extrema importância ligado diretamente a alimentação saudável, e muito falado durante a pandemia, é o aumento da imunidade. Em entrevista ao site uol.com.br/vivabem, Dr. Ingvar Ludwig, infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica: “o sistema imune tem que estar fortalecido para combater o vírus, por isso é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada, que supra todas as necessidades do corpo no momento, para evitar a evolução da infecção para formas mais graves da doença e diminuir a letalidade do vírus”.

Existem alimentos que reforçam nossa saúde de forma geral e, em consequência, a imunidade, como: frutas, verduras, legumes, cereais integrais e sementes.

Por onde começar?

A Organização Mundial da Saúde orienta, o leite materno deve ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida, pois possui anticorpos e elementos essenciais à saúde do bebê.  Após os seis meses, deve-se oferecer uma alimentação complementar, inserindo papas de legumes e frutas, e gradativamente alimentos mais consistentes, até a criança participar do cardápio familiar.

O que você deve evitar

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, produzido pelo Ministério da Saúde com objetivo de incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população menor de 2 anos de idade, sugere aos pais:

  • Ofereça água natural ao invés de sucos, refrigerantes e outras bebida açucaradas.
  • Não ofereça preparações ou produtos que contenham açúcar
  • Não ofereça alimentos industrializados e ultraprocessados

O que você deve fazer

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, traz recomendações e informações sobre como alimentar a criança para promover seu crescimento, desenvolvimento e favorecer sua saúde. Separamos abaixo algumas orientações:

  • Cozinhar a mesma comida para a criança e para a família.
  • Zelar para que a hora da alimentação da criança seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto da família.
  • Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e conversar com ela durante a refeição.
  • Cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação da criança e da família.
  • Oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa.
  • Proteger a criança da publicidade de alimentos.

Ter uma rotina alimentar saudável é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida, que são decisivos para o crescimento e a formação de hábitos. Crie oportunidades para que seus filhos recebam uma alimentação variada, nutritiva e saudável.

Leia também em nosso blog: A importância dos pais para hábitos saudáveis

Fontes:
Ministério da Saúde
pediatraorienta.org.br
Viva Bem – UOL

 

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