O momento certo da transição do leite materno para a dieta sólida

O momento certo da transição do leite materno para a dieta sólida

O leite materno deve ser o alimento exclusivo até os 6 meses idade!

A primeira grande mudança na vida dos pequenos é a troca da alimentação a partir dos 6 meses de idade. Antes disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo e em livre demanda desde a sala de parto até o sexto mês. Esta orientação se deve a alguns fatores importantes ligados ao desenvolvimento da criança, como:

  • Perder o reflexo de colocar a língua para fora (a protrusão de língua)
  • Já começar a se sentar, ao menos com apoio
  • Ter condições de mastigar, mesmo sem os dentes

Durante o processo de transição alimentar, alguns médicos recomendam iniciar a oferta de um novo alimento com papinhas de frutas em adição ao leite materno. E não se assuste com as caretas dos pequenos nas primeiras colheradas, muitos bebês estranham a consistência e os novos sabores. Após algumas repetições os pequenos se acostumam e passam a comer mais.

Mesmo com a inclusão de novos alimentos, o leite materno ainda é um alimento importante para a criança e deve ser mantido até o desmame natural.

De acordo com o site pediatraorienta.org.br, na preparação dos novos alimentos não é recomendado o uso de liquidificador, mixer ou peneira para facilitar a aceitação de papas e das frutas, uma vez que o bebê já está preparado para mastigar, engolir e fazer a digestão dos alimentos, prefira amassar com um garfo, pois preserva as fibras e contribui para treinar a mastigação.

Durante o primeiro ano de vida da criança o açúcar deve ser evitado assim como alimentos com corante, e o sal deve ser usado com muita moderação. É nesta fase que os hábitos alimentares serão adquiridos, e tendem a se manter até a vida adulta.

Uma outra dica importante do site pediatraorienta.org.br, é evitar oferecer sucos de frutas que concentram muitas calorias, neste caso, ofereça frutas in natura para ajudar no desenvolvimento da mastigação e deglutição dos pequenos.

Lembre-se! Amamentar é muito mais do que nutrir, então não tenha pressa em inserir novos alimentos antes dos 6 meses de vida. Todos os cuidados ajudarão na formação dos dentes, na capacidade de mastigar e no crescimento e desenvolvimento saudável da criança.

Leia também em nosso blog: O que você precisa saber sobre alimentação saudável na infância.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação do serviço durante a adaptação com a criança, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

 

Fontes:
pediatraorienta.org.br
paisefilhos.uol.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.