4 dicas para as crianças terem hábitos alimentares saudáveis

4 dicas para as crianças terem hábitos alimentares saudáveis

Seus filhos possuem hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância?

Ter bons hábitos alimentares devem vir desde a primeira infância, mas sabemos que é um desafio para os pais oferecerem uma alimentação saudável considerando a rotina agitada e o excesso de oferta de comidas fast food. Porém os dados são alarmantes, segundo o Ministério da Saúde três de cada 10 crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso, um total de 4,4 milhões. Do total de crianças, 16% (2,4 milhões) estão com sobrepeso, 8% (1,2 milhão) com obesidade e 5% (755 mil) com obesidade grave. Abaixo de 5 anos, são 15,9% com excesso de peso.

Em nosso artigo “O que você precisa saber sobre alimentação saudável na infância” destacamos a importância da amamentação, que deve ser única e exclusiva até o sexto mês de idade, pois contribui para a saúde física e mental dos pequenos.

De acordo com o site pediatraorienta.org.br a família desempenha o papel de “modelo alimentar” das crianças em relação ao que comer (qualidade, variedade e quantidade) e como comer (local, número e duração das refeições, ambiente tranquilo, companhia, etc.). Durante esta fase, é essencial identificar e respeitar os sinais de fome e saciedade. A criança pode parar de comer quando está saciada, por estar distraída com o ambiente ou por querer descansar, voltando a comer em seguida. O importante é não forçá-la a comer, associar prêmios ao raspar o prato, ceder a chantagens ou trocar refeições por lanches ou guloseimas. Hábitos estabelecidos na infância serão o alicerce da alimentação saudável ao longo da vida.

Abaixo separamos algumas dicas para estimular as crianças a seguirem hábitos saudáveis

Pratos temáticos – Crie pratos divertidos de vez em quando, formatos diferentes na disposição dos alimentos, principalmente alimentos com menor aceitação, incentivam as crianças a comerem.

Não substituir as 3 principais refeições do dia – Café da manhã, almoço e jantar não devem ser substituídas por alimentos industrializados ou fast food. A criança deve ter uma rotina de horário, e entre as refeições ofereça alimentos leves, de preferência naturais.

Alimentos vitaminados – Aproveite as refeições para explicar para as crianças os benefícios das vitaminas e nutrientes que cada alimento é responsável, e o bem que cada um faz para nossa saúde.

Filho de peixe, peixinho é! – Para que as crianças tenham hábitos saudáveis, os pais precisam dar este exemplo. Os pais são as primeiras referências que a criança se baseia, então demonstre a importância da alimentação saudável fazendo uso dela.

Vale lembrar também, que é importante orientar a babá ou escola sobre a importância que a família dá para a alimentação saudável. Especialistas afirmam que habituar os pequenos a consumirem frutas, legumes e verduras desde cedo, é fundamental para garantir um desenvolvimento adequado, e com isso prevenir a obesidade.

Leia também em nosso blog: A importância dos pais para hábitos saudáveis

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação do serviço durante a adaptação com a criança, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

 

Fontes:
Ministério da Saúde
pediatraorienta.org.br
rsaude.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.