Cuidados necessários nos últimos dias da gravidez

Cuidados necessários nos últimos dias da gravidez

O mês que antecede o final da gravidez é sem dúvida o mais desafiador para a gestante, por esse motivo é preciso ficar atenta a todos os sintomas.

Além da ansiedade da chegada do bebê, uma série de desconfortos começam a ficar mais intensos, mas tudo faz parte de cada fase da gestação, e são reações absolutamente normais considerando que todo o seu corpo está se preparando para o grande dia.

Seguem abaixo 7 dicas para você considerar na reta final da gravidez

Alimentação

Azia, gases ou prisão de ventre podem ficar muito mais intensos no final da gestação devido ao grande volume abdominal. Por esse motivo, durante toda a gravidez escolha por uma alimentação saudável, e dê prioridade para uma dieta equilibrada com pequenas porções com intervalos de 3 em 3 horas. Mastigue bem os alimentos, evite deitar-se após as refeições e não consuma alimentos pesados durante a noite.

Dificuldade para dormir

Encontrar uma posição confortável para dormir será uma tarefa árdua na fase final, considere utilizar um travesseiro para encaixar no meio das pernas e também para apoiar a barriga e as costas. Além disso os especialistas recomendam dormir virada para o lado esquerdo para facilitar o bombeamento do sangue do coração da mãe para a placenta.

Pés inchados

Os pés incham devido a retenção de líquido, para diminuir os edemas é recomendável nesta fase fazer caminhadas e usar meias de compressão para ativar a circulação.

Câimbras

Para evitar as câimbras, mantenha seu o corpo hidratado, e faça uma alimentação rica em cálcio, potássio e magnésio, presente em alimentos como abacate, suco de laranja, banana, leite, brócolis, sementes de abóbora, amêndoa, avelã ou castanha-do-pará, por exemplo.

Caso as câimbras se tornem constantes, é recomendado consultar seu médico para analisar os níveis de cálcio e magnésio no organismo.

A prática de exercícios é o segredo do sucesso para uma gestação saudável, além de preparar seu corpo para o dia do nascimento, os exercícios também ajudam a evitar as câimbras.

Dores nas costas

Com o crescimento do bebê dentro da barriga é inevitável que as dores nas costas apareçam, pois toda a estrutura da região pélvica começa a se dilatar para a passagem da criança. A forma mais correta para amenizar as dores nas costas, é fazer exercícios físicos durante a gravidez para preparar o corpo para essa fase.

Intestino preso

É muito comum o intestino ficar mais preguiçoso na reta final, e a mulher sofrer com a prisão de ventre. Nestes casos é recomendável ingerir bastante líquido e alimentos ricos em fibras. Em casos críticos procure seu médico para uma melhor orientação.

Perda urinária involuntária

A bexiga passar a ter sua capacidade de armazenamento menor, e por conta disto a vontade de ir ao banheiro a todo momento. Ações hormonais também podem reduzir a capacidade funcional da bexiga ou levá-la à frouxidão muscular na região pélvica, causando uma perda urinária involuntária. Para evitar este desconforto, a prática de fisioterapia para o fortalecimento da musculatura pélvica é uma excelente sugestão. Lembre-se que todo e qualquer tratamento você deve consultar o seu médico e procurar por um especialista.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para as mamães.

 

 

Fontes:
Tuasaude.coz
cordvida.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.