Entenda os benefícios da acupuntura para os idosos!

Entenda os benefícios da acupuntura para os idosos!

Acupuntura é uma técnica cientificamente comprovada que complementa os tratamentos convencionais.

No Brasil, o conceito de ter qualidade de vida na idade adulta para envelhecer com saúde ainda precisa ser mais discutido e aplicado. Pois pela nossa história cultural e a necessidade de maiores investimentos na educação e na saúde como um todo, nossos idosos ainda refletem os problemas de uma vida de poucos cuidados. Dores crônicas e depressão são as doenças que mais afetam nossos entes queridos durante o envelhecimento.

Em seu canal no YouTube o Dr. Thomaz Colares, médico geriatra, explica: “A dor é uma queixa frequente dos idosos ao longo do processo de envelhecimento. Muitas vezes ela é subvalorizada pelo próprio idoso, por achar que todo mundo que envelhece tem que sentir dor, e, pelos familiares. Há, mas com essa idade também tem que estar sentindo dor! Isso não é verdade? A dor é um sintoma de diversos problemas de saúde. Alguns agudos e outros crônicos, e o tratamento da dor precisa ser instituído para melhorar a qualidade de vida do idoso. A dor pode interferir no humor, na qualidade do sono, na caminhada, nas atividades do dia a dia, piorando e muito a saúde do idoso. Para cada tipo de dor, seja ela ou não articular, neuropática e até mesmo de fundo emocional, um tratamento específico deve ser instituído. O passo inicial deve ser a procura de um médico capacitado para investigar e determinar o tratamento correto, podendo assim, resolver ou pelo menos amenizar essas queixas. Não faça automedicação ou deixa a dor para lá, é preciso investigar”.

Nessa busca por uma vida com qualidade, a Acupuntura é uma técnica que pode complementar as técnicas tradicionais.

O que é acupuntura

Acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, é considerada um dos mais antigos sistemas de cura e manutenção da saúde.

De acordo com a 2ª Edição da publicação do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – o ser humano é considerado como um complexo de Energia Vital (Qi), e vários sistemas no organismo regulam o fluxo dessa energia através de muitos pontos de controle. A MTC destaca-se por tratar diversas patologias de forma ágil e eficaz, proporcionando aos pacientes melhoras significativas. Os tratamentos não apresentam efeitos colaterais e são praticamente indolores.

A publicação destaca que a Medicina Tradicional Chinesa reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos, possuindo a finalidade de restaurar, promover e equilibrar as funções energéticas dos tecidos e órgãos, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a imunidade, e trazendo bem-estar físico e mental. Clique aqui para acessar a publicação “Acupuntura Medicina Tradicional Chinesa”.

Como funciona a acupuntura

Através da inserção de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo, o objetivo da acupuntura é estimular pontos anatômicos conhecidos como acupontos.

De acordo com o site www.estudandomtc.com, os acupontos estão distribuídos em doze linhas denominadas meridianos, que contemplam órgãos como coração, fígado, baço-pâncreas, pulmão, estômago, rim, circulação-sexo, intestino delgado, vesícula biliar, intestino grosso, bexiga e triplo aquecedor. Desta forma, apresentam-se no sentido vertical, originando pares simétricos, faces dorsal e ventral da superfície corporal.

 

Fonte: USP

O resultado do tratamento está ligado aos estímulos provocados pelo acupunturista nos acupontos que são transmitidos e atuam no sistema nervoso periférico e central do paciente.

De um modo geral as agulhas liberam um fluxo correto de energia no corpo, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico, reduzindo as dores e melhorando o equilíbrio hormonal.

Vale lembrar, que a além da técnica de agulhamento, a acupuntura também possui outros recursos terapêuticos e tecnológicos como: ventosaterapia (utiliza o vácuo), moxabustão (emprega calor), eletroacupuntura (usa ultrassom), infravermelho, moxa elétrica, acupressão (pressão nos acupontos), entre outros recursos que estimulam os acupontos.

Acupuntura e seus benefícios para os idosos

Segundo a OMS Acupuntura atua de forma eficaz em diversas patologias, como: tendinites, depressão, cefaleias, enxaquecas, gastrites, dismenorreia, tensão pré-menstrual (TPM), lombalgia, cervicalgia, sinusite, rinite, asma, ansiedade, estresse, impotência, insônia, artrite, artrose, fibromialgia, Mal de Parkinson, sequelas de acidente vascular cerebral, entre outros.

Um estudo publicado no portal Scielo – Acupuntura, especialidade multidisciplinar: uma opção nos serviços públicos aplicada aos idosos – mostrou que pacientes idosos com osteoartrite e dor no joelho, lombalgia, artrose de articulação coxo-femoral, síndrome dolorosa miofascial cervical, dorsal e do ombro se beneficiaram na utilização da acupuntura. O resultado do estudo apresentou redução na intensidade e frequência da dor, melhora na qualidade de vida, no sono, e diminuição na quantidade de medicamentos utilizados (Gomes et al., 2005).

Outros benefícios:

  • Diminui inflamações, fadiga, estresse, ansiedade e irritabilidade
  • Melhora a vitalidade, circulação sanguínea e proporciona relaxamento.

A acupuntura é uma técnica que tem sido recomendada por geriatras, por ser uma alternativa que além de diminuir a dor, também ajuda a diminuir o uso de vários medicamentos. Tem na sua essência a multidisciplinaridade, o que facilita os resultados e a melhor abordagem ao idoso.

__

Somos uma empresa prestadora especializada em cuidados de todas as idades, voltada para a colocação de profissionais cuidadores em sua residência, fornecendo um serviço personalizado, através de uma equipe especializada, que auxilia na escolha do profissional que melhor se adeque às necessidades de cada família.

Fazemos o acompanhamento de idosos, pessoas acamadas e portadores de deficiências físicas temporárias ou permanentes. Assim como também temos em nossa equipe profissionais acompanhantes para situações pontuais, como o acompanhamento em um exame/consulta, cuidados pós-cirúrgicos, adaptações a novas situações de saúde, etc.

Queremos que a única preocupação da família diante de uma situação de necessidade de cuidados, seja estar próximo e desfrutar de momentos de carinho com seu familiar.

Nossos serviços de cuidadores de idosos em São Paulo:

  • Cuidador para intrahospitalar
  • Cuidador para desospitalização / transição de cuidados
  • Cuidador para instituição de longa permanência
  • Cuidador para pessoas com necessidades especiais
  • Cuidador para acompanhamento em exames
  • Cuidador para acompanhamento domiciliar

grupo cuidar

 

 

 

 

 

Fontes:
Scielo
estudandomtc.com/meridianos-extraordinarios-metodos-de-aplicacao/