Novas regras bancárias para proteger os idosos

Novas regras bancárias para proteger os idosos

Bancos se unem para combater os golpes em idosos!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) adotou uma nova autorregulação para a proteção de clientes idosos. As novas regras fazem parte de um conjunto de medidas que visam coibir fraudes e a violência patrimonial contra pessoas acima de 60 anos.

Essas regras que já estão em vigor desde janeiro de 2021, são oferecidas apenas pelos bancos participantes da nova autorregulação, seguem abaixo:

  • Não perturbe, serviço de bloqueio de ligações de telemarketing.
  • A possibilidade da instituição financeira bloquear movimentações ou transações financeiras suspeitas, atípicas ou recorrentes caso o consumidor se considere em situação de abuso patrimonial.
  • A disponibilização, mediante contratação, de serviços de alerta de transações e movimentações, com a possibilidade de cadastro do número de telefone do consumidor idoso ou de pessoa de sua confiança.
  • Quando as demandas não puderem ser solucionadas no primeiro atendimento, as Instituições Financeiras vão priorizar o tratamento de demandas registradas pelos consumidores idosos no SAC e na Ouvidoria.
  • Ações de orientação e informação para prevenção a fraudes.
  • Treinamento e capacitação dos funcionários em temas voltados à proteção e direitos dos consumidores idosos.

Segundo Isaac Sidney, presidente da Febraban – “As novas regras para a proteção do consumidor idoso refletem o empenho dos bancos com a as boas práticas de mercado, a concorrência saudável, e um sistema bancário mais transparente e eficiente”.

Sobre a FEBABAN
Federação Brasileira de Bancos – é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. Fundada em 1967, na cidade de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos que tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

 

Fontes:
www.6minutos.uol.com.br
Febraban

Leave a Reply

Your email address will not be published.