O desejo de trabalhar em casa foi realizado! E agora?

O desejo de trabalhar em casa foi realizado! E agora?

O desafio do home office para pais e mães!

Em novembro de 2019, publicamos aqui em nosso blog o artigo “Dá para unir maternidade e carreira dentro de casa?”- destacando o cuidado com a glamourização desse estilo de trabalho, pois é comum que a mulher que faz home office se sinta sobrecarregada, somando funções domésticas às atribuições profissionais.

Na época em que publicamos o artigo, ainda era uma opção de formato de trabalho focado para mães, que somente algumas empresas ofereciam ou alguns empreendedores optavam por este modelo.

Mas o que mudou de lá para cá?

A quarentena obrigou famílias inteiras a conviverem juntas 24 horas por dia, e foi aí que tudo mudou. Antes do Covid-19, a ideia do home office era organizada, pois era possível separar um ou dois dias da semana para trabalhar de casa conciliando atividades escolares, babá, suporte de familiares entre outros. Agora estamos todos dentro de casa tentando trabalhar, educar os filhos e sobreviver a uma pandemia sem data para acabar.

A aplicação do home office de forma inesperada, fez com que pais e mães se deparassem com uma dupla jornada de afazeres profissionais e domésticos causando exaustão e ansiedade.

Pais querem continuar o home office após a pandemia

Mas, depois de 4 meses em quarentena, podemos dizer que já estamos vivenciando o novo normal. Claro que não iremos excluir a fadiga e nem mesmo a ansiedade por uma solução do coronavírus.

O que queremos compartilhar com você, é que a experiência de trabalhar em home office trouxe vários benefícios. Do lado profissional, em casa, é fato que você produz muito mais, sem contar a redução de custos e tempo com deslocamentos. No âmbito familiar, um dos benefícios mais preciosos é o tempo que você ganhou para fazer as refeições juntos, dividir tarefas, brincar e participar do desenvolvimento na educação dos filhos.

Apesar das reclamações com aulas online, barulhos durante as reuniões, entre outros tantos fatores de uma residência, segundo a pesquisa Filhos no Home Office idealizada pela Filhos no Currículo em parceria com o Movimento Mulher 360, a maioria dos profissionais querem a ampliação do home office após a volta às aulas.

“Estamos percebendo que esse tempo mais perto dos filhos está surtindo efeito. E é um caminho sem volta quando você nota o impacto positivo no desenvolvimento da criança”, explica Michelle Levy Terni, CEO e cofundadora da Filhos no Currículo. “Fica impossível voltar ao modelo como era antes, muito mais desconectado. As empresas que quiserem engajar os seus talentos vão ter que rever e trazer esse tema para pauta”, aponta.

O home office é sem dúvida o formato de trabalho que veio para ficar, e como tudo na vida é preciso encontrar o equilíbrio e as ferramentas certas, para você usufruir de todos os benefícios que este novo estilo de vida tem para oferecer. Comece criando um plano de bem-estar dentro de casa, dividindo as atividades, aplicando regras e responsabilidades para todos.

Em nosso próximo artigo iremos compartilhar com você algumas dicas para ter uma rotina organizada no home office.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!

Conte conosco, somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação do serviço durante a adaptação com a criança, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

 

Fontes:

Filhos no Currículo

Bebe.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.