Neste artigo queremos compartilhar com você algumas dicas para facilitar sua rotina durante o home office. Mesmo que você, antes da pandemia, já seguia uma rotina de trabalhar em casa, fazer isso, agora, com toda a família junta, trará novos desafios.
Em nosso último artigo destacamos a exaustão de pais e mães nos afazeres profissionais e domésticos, mas que mesmo assim, querem continuar a trabalhar de casa, pois entenderam a importância do afeto familiar.
Então separamos algumas dicas que irão te auxiliar na gestão do seu home office, tanto do lado profissional como do lado familiar.
Independente do tipo de trabalho que você exerce, dentro de casa é importante separar um ambiente para o seu home office. Defina seus horários para início e fim de expediente, incluindo paradas para o almoço e cafés.
Tente eliminar o máximo de distrações durante seu horário de trabalho, para que sua produtividade não seja prejudicada.
Mantenha o ambiente organizado, a bagunça causa desânimo, confusão e tira o foco. Procure deixar seu local de trabalho limpo e arrumado.
Junto com a família faça uma agenda de responsabilidades para cada um, como: quem cozinha, quem tira o lixo, quem coloca e recolhe as louças das refeições, quem guarda as compras de supermercado, entre outros. Determine horários para: atividades escolares, assistir filmes e jogos, e até mesmo um horário para a diversão.
TV, celular, computador, videogame não são o mundo ideal, mas vivemos em uma fase de exceção. Se você precisar trabalhar e a única maneira, em algum momento, é permitir essas tecnologias, não se culpe. Faz parte! Apenas atente-se para que isso não atrapalhe as demais atividades dos filhos.
Tudo que é combinado não sai caro! Neste momento de pandemia as empresas compreenderam o cenário e as necessidades de cada colaborador. Por isso, tenha uma comunicação transparente com seus líderes e equipe. Alinhe suas expectativas sobre rendimentos, datas de entregas, demandas não planejadas, melhores horários para reuniões, entre outros. O mais importante aqui é você deixar claro o seu compromisso com a empresa, e os desafios que serão necessários gerenciar no formato home office.
Converse com as crianças. Lembre-se que comunicação é saber falar e ouvir, então escute o que os filhos têm para dizer, e faça com que eles se sintam parte importante deste projeto.
Agora mais do que nunca você precisa do apoio do seu parceiro ou parceira. Comece dividindo as responsabilidades domésticas. Organize os turnos que cada um pode ficar com as crianças, enquanto o outro trabalha. Aproveite os momentos juntos para compartilhar seus pensamentos, preocupações e, também, para cuidar um do outro com amor e carinho.
Desde criança é importante entender que viver em sociedade é preciso respeitar algumas regras, então deixe bem claro isso para seus filhos.
Abaixo algumas dicas bem legais que encontramos no site www.gohome.com.br:
Fiquem atentos para que as regras sejam obedecidas, pois de nada vai adiantar se alguém abrir exceções com frequência. Para os pequenos, é preciso um pouco mais de paciência e implementar as regras gradativamente.
Esperamos que essas dicas ajudem no seu dia a dia! Sabemos que as vezes nem tudo que é planejado acaba acontecendo. Então nossa sugestão é você manter a calma, não se apegar ao perfeccionismo, evitar conflitos e tentar encontrar o equilíbrio da melhor forma possível. Pense também na possibilidade de contratar uma babá para te ajudar. Temos um artigo aqui em nosso blog, sobre como manter o bebê e a babá protegidos, vale a pena você dar uma lida.
Conte conosco! Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação do serviço durante a adaptação com a criança, para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.
Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você!
Fique bem e cuide-se!
Fontes: