O papel do cuidador de crianças com necessidades especiais

O papel do cuidador de crianças com necessidades especiais

O cuidador de crianças com necessidades especiais

O Cuidador de PcD (pessoa com deficiência) é um profissional muito especial, pois será ele quem acompanhará a criança auxiliando-a em todas as suas atividades rotineiras e cotidianas, que contribuirão na melhoria da qualidade de vida.

O motivo pelo qual frisamos que o cuidador é “muito especial”, é porque esse profissional precisará desenvolver uma conexão de afeto e confiança com a criança. Esta conexão é de extrema importância para todos envolvidos, pois nos casos de deficiências neurológicas, auditivas ou de fala, um simples olhar, um movimento ou uma pequena expressão facial ou motora representará sentimentos, emoções ou necessidades.

Vale lembrar, que a capacidade de interpretar a linguagem da criança será um aprendizado contínuo e mútuo, em que o cuidador e todos os familiares desenvolverão no dia a dia.

Atribuições do cuidador

As atribuições do cuidador envolvem toda a rotina e atividades que o assistido necessita para o desenvolvimento social e educacional, incluindo a locomoção, acompanhamento médico, auxílio nas atividades pedagógicas e de aprendizado, caso o aluno não tenha autonomia motora ou intelectual para ler e escrever, além de toda a rotina de higiene e alimentação.

Cuidar de uma criança com necessidades especiais exige preparo, capacidade física e emocional. Mesmo que a família esteja disposta para fazer isso, o cuidador profissional irá respeitar uma jornada legal de trabalho, com descanso necessário para estar disposto para um novo dia de trabalho. Minimizando a sobrecarga das atividades para os responsáveis, promovendo assim saúde e conforto para todos.

O cuidador deve conhecer todo o histórico da criança, aprender sobre a deficiência e suas características, como a família lida com as necessidades especiais, problemas de saúde futuros que devem ser cuidados ou evitados, entender sobre a inclusão dos deficientes físicos na sociedade, enfim todos os aspectos específicos que envolvem o cuidar do PcD.

O papel do cuidador de crianças com necessidades especiais vai muito além do que garantir as necessidades básicas, ele também deverá demonstrar carinho, aceitação, entusiasmo para que ela, como qualquer outra pessoa, empenhe-se em alcançar suas metas para realizar seus objetivos.

Atualmente o mercado oferece cursos profissionalizantes, o que contribui bastante para encontrar profissionais especializados em portadores com deficiência.

Somos uma empresa especializada em cuidadores e babás, há mais de 10 anos no mercado. Acompanhamos a implantação durante a adaptação com a criança para que você e sua família se sintam seguros e confortáveis.

Siga nosso Instagram e acompanhe todos os conteúdos que criamos especialmente para você.

Fale conosco agora mesmo!

 

Leia em nosso blog:

Doenças que podem ser detectadas ainda na gravidez.

 

 

Fontes:

http://www.integraldesenvolvimento.com.br/cuidador-de-criancas-com-necessidades-especiais/

https://www.cpt.com.br/cursos-treinamentoprofissional/artigos/baba-como-cuidar-de-criancas-com-necessidades-especiais

https://www.educamundo.com.br/blog/cuidador-criancas-especiais

Leave a Reply

Your email address will not be published.